O da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) recebeu 45 mil inscrições e tem 83 candidatos por vaga para o curso de Medicina em Campo Grande. As provas são aplicadas neste domingo (3).

Segundo o pró-reitor Cristiano Costa Argemon Vieira, o número de inscrições monstra que o vestibulando “confia a formação profissional dele na UFMS”. Ele destacou que existem cinco cursos com maior número de interessados, entre eles: Medicina e Psicologia.

“A gente tem Medicina, com 83 candidatos por vaga em Campo Grande. Tem Medicina em Três Lagoas, com 61 candidatos por vaga”, disse. Além de Psicologia em Campo Grande também, com 21 candidatos por vaga, Medicina Veterinária em Campo Grande com 20 candidatos por vaga e o curso Direito também na Capital, com 16 candidatos por vaga.

O gabarito do vestibular deve ser divulgado na segunda-feira (4) e o resultado do vestibular está previsto para dia 26 de janeiro. Por fim, o pró-reitor destacou o prazo para recurso.

“A gente está sempre à disposição para que nunca o candidato seja prejudicado”, afirmou. O prazo para recurso é na terça-feira (5) e quarta-feira (6).

Locais de provas

A diretora presidente da (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), Nilde Brun, disse que as provas acontecem em todo o Estado neste domingo (3). “Nós envolvemos em torno de 1,5 mil profissionais espalhados pelo Estado, são 12 localidades”, explicou.

Assim, destacou que em Campo Grande são cinco locais. “Nós estamos aplicando as provas e todas as provas são aplicadas simultaneamente. Ou seja, o mesmo horário que começa aqui em Campo Grande começa também no interior”, reforçou.

Aos 16 anos, Gabrielle Nascimento tenta o vestibular pela primeira vez. A expectativa é garantir uma vaga para Medicina ou Odontologia. “A minha expectativa está alta porque eu estudei para isso. Espero que dê certo. Mas se não der certo, um aninho de cursinho e vai dar tudo certo”, comentou sobre o plano B.

Em casa, a família de Gabrielle torce pela aprovação. “Com certeza está todo mundo torcendo, tanto para Odonto quanto para Medicina”, disse.

A experiência de prestar vestibular é compartilhada com a amiga, que também tenta uma vaga em Medicina. Ana Carla Benites tem 17 anos e afirmou que se preparou para a prova.

“Fiz o cursinho da UFMS e minha expectativa tá grande porque foi um ano de estudos e participando de aulão também”, comentou. Além de Ana Carla e Gabrielle, outros vestibulandos recebem o apoio da família.

vestibular ufms

Renilda Ribeiro de Almeida é avó de uma inscrita no vestibular da UFMS. “Desde o ano passado eu tô acompanhando a minha neta. Ela já passou aqui ano passado para o curso de Psicologia”, disse orgulhosa. Agora a torcida é para que a neta conquiste uma das vagas para Medicina.

Vestibular UFMS

O Vestibular UFMS é indicado para candidatos que concluíram ou estão prestes a concluir o Ensino Médio. Ao todo, a UFMS oferta mais de 10 mil vagas para ingresso em 2024, em 115 cursos presenciais e 10 cursos a distância. Para mais informações, acesse o portal ingresso.ufms.br.

As provas serão realizadas em todas as cidades onde há campus, sendo , , Campo Grande, Corumbá, NaviraíNova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, e em Dourados. Os portões abriram às 7h e fecharam às 8h.

Saiba Mais