As inscrições para os programas de Pós-Graduação da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) encerram nesta quinta-feira (20). São mais de mil vagas, distribuídas nos 39 cursos de mestrado e 18 de doutorado da Cidade Universitária, em Campo Grande, e dos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Três Lagoas e do (Corumbá).

As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado devem ser realizadas pelo portal da Pós-Graduação. O processo seletivo será totalmente on-line, e os interessados podem acessar o edital para mais detalhes. A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa, no valor de R$ 120,00. Para facilitar a busca de informações, acesse o Manual do Candidato.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, ressalta que o processo seletivo oferece uma oportunidade para acrescentar experiência à formação dos profissionais. “A graduação é importante, mas vivemos em uma sociedade onde o conhecimento vai se afunilando. As áreas se diversificam e a exigência do mercado é ampliada com novas técnicas, necessidades e conceitos”, comenta a pró-reitora.

Experiência da Pós-Graduação

Para Vivian Nakagawa, a pós-graduação na Instituição tem sido uma ferramenta importante para alcançar o sonho de ser professora. A bióloga fez o curso de Mestrado em Biologia Animal, onde conseguiu se aprimorar como profissional. Em seguida, ingressou no Doutorado em Ecologia e Conservação. “Eu desenvolvi habilidades que nem sabia que tinha e vou levar para o resto da minha atuação”, afirma.

A doutoranda diz, ainda, que a pós-graduação faz muita diferença no currículo e, portanto, recomenda a todos que querem impulsionar a carreira. “É uma forma de se aprofundar em um assunto específico e desenvolver habilidades que vão agregar na nossa formação”.

A mestranda em Psicologia Kathleen dos Santos Silva também sonha com a carreira de docente. Ela conta que ingressou no mestrado no início da pandemia, e, mesmo com as aulas remotas, a experiência foi enriquecedora. “Estou terminando [o curso] neste ano, com o sentimento de que foi desafiador por conta da pandemia, mas também de que criamos novos vínculos, amadurecemos como profissionais e tivemos acesso a novos conteúdos”, analisa.