Os candidatos ao concurso da Polícia Civil terão somente este sábado (30) para solicitar isenção de taxa de inscrição de R$ 340 no Concurso da Polícia Civil de MS. No Hemosul, os candidatos se apressaram para emitir a declaração de doadores de sangue.

Conforme leitor e candidato do concurso, a procura pela declaração dos doadores no hemocentro fez o local lotar entre quinta e sexta-feira (28 e 29). “Tinha muita gente para tal procedimento e a fila não andava. Eles registraram todas as nossas doações, mas até hoje esse sistema não gera as declarações. A atendente tem que inserir as informações manualmente uma a uma”, disse. 

A preocupação é que o prazo para entregar a declaração se encerra às23h59 deste sábado e o Hemosul funciona até o meio-dia. “Possivelmente o transtorno será maior”, comenta o candidato. 

A reportagem do Jornal Midiamax foi até o Hemosul e, de acordo com funcionária, a demanda dos candidatos do concurso foi intensa nos últimos dois dias, mas que na manhã deste sábado, não estava havendo procura. Questionada sobre a demora para emitir as declarações, ela disse que é feito na hora e se há demora, é por conta da demanda de pessoas para atender. 

Isenção de taxa

Conforme o edital do concurso, os candidatos poderão pedir isenção da taxa de inscrição se:

  • O cidadão comprovadamente desempregado, os carentes e trabalhadores que ganham até 3 salários mínimos por mês;
  • Doadores voluntários de sangue;
  • Doadores de medula óssea;
  • Eleitores convocados e nomeados que tenham prestado serviço eleitoral;

O concurso

Conforme edital, são 42 para Perito Papiloscopista, 36 para Agente de Polícia Científica, 75 para Perito Oficial Forense (Perito Criminal), 53 para Perito Oficial Forense (Perito Médico-Legista) e 30 para Delegado de Polícia. 

As inscrições seguem até o dia 18 de novembro. Para participar, o candidato deve acessar o site da Fapec, organizadora do certame. O valor da taxa de inscrição é de R$ 340,48.

A prova escrita para funções de Delegado de Polícia e Perito Oficial Forense (Perito Criminal e Médico Legista) está prevista para o dia 4 de dezembro. Já a prova para as funções de Agente de Polícia Científica e Perito Papiloscopista acontece no dia 12 de dezembro. As provas acontecem em Campo Grande e os locais serão divulgados. 

Confira o edital aqui.