A Prefeitura de estima que o edital para o concurso da Guarda Municipal seja lançado em janeiro, com expectativa de mais ou menos 250

No dia 30 de setembro deste ano, a prefeitura autorizou a realização do concurso por meio de decreto, porém, sem estimativa de vagas. Mas, em julho, o titular da (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja, afirmou que seriam 350 vagas.

O secretário de Gestão municipal, Agenor Mattiello, informou nesta quinta-feira (24), que a comissão que realiza o concurso já se reuniu duas vezes. “Já foram vistos os detalhes e o edital sai em janeiro com mais ou menos 250 vagas. Falava em 350, mas a situação financeira não é tão boa”. 

Outro concurso previsto pela prefeitura em 2020 é um geral, para atender a demanda das secretarias e fundações. Ainda não tem estimativa de vagas, áreas e nem salários. “São várias áreas, mas sem vagas definidas. Estamos aguardando os titulares das pastas apresentarem a demanda de quantas funções disponíveis”. 

Segundo ele, são pelo menos 10 secretarias e a necessidade de concurso deve-se a alto pedido de aposentadoria, devido a Reforma da Previdência. “Estão saindo de 7 a 8 aposentadorias por dia, é uma vacância grande. A necessidade da prefeitura de ter concursado ao invés de temporário, eleva o percentual de contribuição ao IMPCG, pois, trabalhadores temporários contribuem para o e não para o Instituto”, explicou, 

O edital deste concurso deve ser publicado até março do próximo ano, garantiu Mattiello. 

Além disso, o secretário de Gestão afirmou que a convocação dos aprovados nos concursos já realizados de procurador, auditor e da saúde, deve acontecer nos próximos 30 dias. “Não serão chamados todos de uma vez, mas vamos começar a convocar. O da saúde são 623 vagas, vamos ver as demandas e convocar os aprovados”.