Prazo vai até o dia 30 de agosto

Quem perdeu o prazo para sacar o abono do PIS/ referente a 2014 tem uma nova chance de conseguir o benefício. O segundo prazo começa nesta quinta-feira (28) e vai até 31 de agosto. O ministro do , Ronaldo Nogueira, afirma que cerca de 1,2 milhão de trabalhadores perderam o prazo para o saque, que terminou no último dia 30.

Quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2014 e recebeu até dois salários mínimos por mês pelo trabalho exercido podem sacar o abono do . Cerca de 22,2 milhões já foram beneficiados pelo abono do ano-base 2014, ou seja, mais de 94% de todas as pessoas que têm direito ao saque.

São R$ 800 para os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos. O PIS (Programa de Integração Social) beneficia quem trabalha no setor privado, enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) auxilia os servidores públicos.

Onde e como sacar

O saque do PIS deve ser feito por meio do Cartão Cidadão, em terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas; quem não possui o cartão não precisa se desesperar: é possível receber o abono em agências da Caixa com documentos de identificação.

Já o Pasep pode ter sido depositado na conta dos beneficiários. Os servidores devem conferir se houve o depósito e, caso não tenha ocorrido, o saque pode ser feito em agências do Banco do Brasil, por meio da apresentação dos documentos do trabalhador.

Maiores informações podem ser obtidas no site do Ministério do Trabalho.