IFMS abre 640 vagas para graduação em todo Mato Grosso do Sul

Só na Capital são quarenta vagas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Só na Capital são quarenta vagas

Começam na segunda-feira (11) as inscrições para as 640 vagas nos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abertas para o primeiro semestre de 2016. A oferta é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O edital com as regras do processo seletivo no âmbito do IFMS está disponível no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

São oferecidas sete opções de cursos superiores de Tecnologia: Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos e Sistemas para Internet. O IFMS também oferta vagas no bacharelado em Agronomia e na licenciatura em Química.

As vagas são para Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, além de Naviraí, que vai oferecer pela primeira vez um curso de graduação.

Inscrições – Devem ser feitas até 14 de janeiro, exclusivamente pela página sisu.mec.gov.br. O estudante pode escolher duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência. A seleção é restrita a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. A previsão é que o resultado do Enem seja divulgado nesta sexta-feira, 8.

Ação afirmativa – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, 50% são garantidas àqueles que comprovarem renda familiar per capita não superior a 1,5 salários mínimos.

Parte das vagas será destinada ainda àqueles que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. O candidato deverá manifestar a condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) no ato da inscrição.

Bônus local – O IFMS também aplicará uma ação afirmativa de caráter local. Candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter bônus de 20% sobre a nota do Enem. Para isso, é necessário residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados pelo bônus consta no edital de abertura do processo seletivo.

Cronograma – A primeira chamada para os cursos será divulgada no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os candidatos não selecionados podem se inscrever na lista de espera, na Página do Sisu, entre os dias 18 e 29 de janeiro.

A segunda chamada deverá ser divulgada no dia 2 de fevereiro. Os selecionados devem comparecer, no dia 4, para a reunião de manifestação em interesse na vaga. As matrículas serão nos dias 4 e 5. A partir do dia 11 de fevereiro serão divulgadas as demais chamadas, se houver vagas remanescentes.