Ideia é aumento para daqui a 20 anos

O presidente interino, Michel Temer (PMDB), pretende aumentar a idade mínima de da próxima geração para 70 anos. De acordo com o jornal O Globo, uma fonte ligada ao governo afirmou que a ideia é estabelecer, a curto prazo, a idade de 65 anos e, a longo prazo, a de 70 anos – a ser aplicada daqui a 20 anos.

O periódico fluminense também cita que é “praticamente consenso” que a , em estudo no momento atual, deve estipular a idade mínima de 65 anos. No entanto, também deverá ser estabelecida uma regra de transição, que contemplaria quem já se encontra no mercado de trabalho, principalmente quem está próximo de se aposentar.

“Se vamos estabelecer a idade mínima agora, já podemos pensar nas próximas décadas, deixando uma faixa mais alta para a futura geração, que está longe ainda de entrar no mercado de trabalho. Agora, a adoção dos 65 anos como idade mínima terá uma regra de transição muito clara para não prejudicar quem já está no mercado de trabalho há mais tempo”, disse a fonte ouvida pelo Globo.

Nesta terça-feira (28), o governo deve se encontrar com centrais sindicais, para discutir o projeto de reforma na Previdência. Os representantes do Planalto estariam “em duvida” em relação a apresentar ou não um documento conhecido como “pacote pronto”, por procurar entendimento com as entidades. A decisão sobre a apresentação ou não das propostas deve ser definida “a depender do clima” entre o governo e as centrais.