Funsat promove curso para trabalhadores do lixão
Cerca de 35 catadores estão inscritos na sugunda edição do curso.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 35 catadores estão inscritos na sugunda edição do curso.
Com o objetivo de qualificar os trabalhadores do aterro sanitário de Campo Grande, a Fundação Social do Trabalho (Funsat), inicia nesta quarta-feira (14), a partir das 19 horas, mais um curso de capacitação para os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. O curso “Fortalecimento do cooperativismo e da autogestão” tem a finalidade de promover a organização dos trabalhadores para exercerem, de forma organizada e com condições mais dignas de trabalho, a atividade de catador da Unidade de Triagem de Recicláveis (UTR). A primeira turma contou com a participação das lideranças dos catadores.
A partir de hoje, cerca de 35 catadores participarão da segunda turma do curso que abordará temas como cidadania, higiene pessoal, saúde e segurança no trabalho, além de noções sobre as politicas públicas para a gestão de resíduos sólidos, modelos de gestão e gestão administrativas e financeira, com inteface dos principios da Economia Solidária, com foco na sustentabilidade, integração, autogestão e cooperação. As aulas serão ministradas de terça-feira à quinta-feira, das 19 horas até às 21 horas, na sede do Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), localizado na rua Evelina Selingard s/n, bairro Parque do Sol.
Para o diretor presidente da Funsat, Cícero Ávila, esse curso tem a finalidade de ampliar os conhecimentos dos trabalhadores do local, “Com o curso, possibilitamos melhorar as condições de trabalho e renda a esses trabalhadores, assegurando-lhes dignidade, saúde, segurança e estabilidade.”, comentou.
As aulas da primeira turma do curso terminaram em novembro passado. Para a segunda turma, a Funsat viu as necessidades dos trabalhadores e fez algumas modificações para que nenhum catador ficasse de fora das aulas. “Durante as primeiras aulas, vimos a necessidade e a disponibilidade de horário dos trabalhadores e, com isso, algumas mudanças foram realizadas para que nenhum trabalhador ficasse sem participar do curso”, destacou Ávila.
O lançamento do curso será nesta quarta (14) a partir das 19 horas no Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), localizado na rua Evelina Selingard, s/n, bairro Parque do Sol. E contará com a participação do prefeito Gilmar Olarte e do diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila de Lima.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Últimas Notícias
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
União prepara concessão da hidrovia do rio Paraguai e quer pedágio por tonelada
Em ano de seca histórica e hidrovia parada, União prevê obras de dragagem com concessão
PEC de Tereza Cristina que inclui Pantanal entre patrimônios nacionais avança no Senado
A proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça em 30 de outubro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.