Funsat promove curso para trabalhadores do lixão

Cerca de 35 catadores estão inscritos na sugunda edição do curso.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 35 catadores estão inscritos na sugunda edição do curso.

Com o objetivo de qualificar os trabalhadores do aterro sanitário de Campo Grande, a Fundação Social do Trabalho (Funsat), inicia nesta quarta-feira (14), a partir das 19 horas, mais um curso de capacitação para os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. O curso “Fortalecimento do cooperativismo e da autogestão” tem a finalidade de promover a organização dos trabalhadores para exercerem, de forma organizada e com condições mais dignas de trabalho, a atividade de catador da Unidade de Triagem de Recicláveis (UTR). A primeira turma contou com a participação das lideranças dos catadores.

A partir de hoje, cerca de 35 catadores participarão da segunda turma do curso que abordará temas como cidadania, higiene pessoal, saúde e segurança no trabalho, além de noções sobre as politicas públicas para a gestão de resíduos sólidos, modelos de gestão e gestão administrativas e financeira, com inteface dos principios da Economia Solidária, com foco na sustentabilidade, integração, autogestão e cooperação. As aulas serão ministradas de terça-feira à quinta-feira, das 19 horas até às 21 horas, na sede do Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), localizado na rua Evelina Selingard s/n, bairro Parque do Sol.

Para o diretor presidente da Funsat, Cícero Ávila, esse curso tem a finalidade de ampliar os conhecimentos dos trabalhadores do local, “Com o curso, possibilitamos melhorar as condições de trabalho e renda a esses trabalhadores, assegurando-lhes dignidade, saúde, segurança e estabilidade.”, comentou.

As aulas da primeira turma do curso terminaram em novembro passado. Para a segunda turma, a Funsat viu as necessidades dos trabalhadores e fez algumas modificações para que nenhum catador ficasse de fora das aulas. “Durante as primeiras aulas, vimos a necessidade e a disponibilidade de horário dos trabalhadores e, com isso, algumas mudanças foram realizadas para que nenhum trabalhador ficasse sem participar do curso”, destacou Ávila.

O lançamento do curso será nesta quarta (14) a partir das 19 horas no Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), localizado na rua Evelina Selingard, s/n, bairro Parque do Sol. E contará com a participação do prefeito Gilmar Olarte e do diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila de Lima.

Conteúdos relacionados

Sede da SAS
Funsat de Campo Grande