Uma cena registrada durante um passeio pelo Pantanal, na região de São Lourenço, foi a vencedora do concurso de fotografias para o calendário de eventos turísticos e culturais de Corumbá. Quem registrou o momento eternizado na fotografia “Ribeirinho (Índio Guató)” foi Florência de Oliveira Pereira Raldes. Na imagem, uma senhora limpando peixe à beira do rio na companhia de seu filho que tocava viola-de-cocho, completando o cenário, cachorros e gatos.

“Eles pescam pra dar de comer os bichinhos, são mãe e filho. A foto foi feita ano passado. Eu nem ia inscrever, mas por apoio da minha cunhada de Campo Grande acabei participando. Eu nem esperava vencer”, confessou a ganhadora que levou para casa a premiação de 1 mil reais.

Além da foto vencedora, outras onze foram selecionadas para o calendário. Duas do fotógrafo Aleksander Batista, que foi o único privilegiado com a dupla seleção. “Isso massageia o ego, é muito bom. É uma oportunidade única de ver suas fotografias representando a cidade”, declarou ao detalhar os trabalhos escolhidos. “Janela de Deus” retrata a região da Serra do Amolar, região norte do Pantanal caracterizada pelo relevo diferenciado de sua planície, e “Vendo a vida passar” traz uma cena inusitada também registrada no Pantanal. “A Serra do Amolar é minha paixão, eu não me canso de fotografá-la, é um lugar abençoado por Deus, não tem igual. O outro registro aconteceu na casa de uma índia que cria um monte de cachorro, um monte de gato e eu peguei uma cena única que foi todos eles na beira do rio como se estivessem observando a gente passar”, comentou.

Também com uma foto selecionada, “Via Crucis no Pantanal”, a jovem fotógrafa Sahar Safa lembra que quase nem participou do concurso. “Fiz essa foto faltando um dia para encerrar as inscrições. Eu fui em pontos que caracterizavam a cidade e de repente meu olhar foi despertado pra esse ângulo quando parei depois de fazer muitos flashes. Estou feliz porque foi uma ideia minha, estou muito orgulhosa por saber que uma coisa que partiu de mim foi selecionada”, disse a jovem que registrou a obra da artista plástica Izulina Xavier na subida do Morro do Cruzeiro tendo como pano de fundo o Pantanal. O fotógrafo Anderson Gallo, do Diário, também teve a foto “Se São João Soubesse”, selecionada.

O anúncio das fotos selecionadas aconteceu na noite desta 4ª feira, 10 de novembro, no Centro de Convenções do Pantanal. Todas as fotos escolhidas integrarão o calendário turístico 2011 que divulga as belezas e cultura de Corumbá em várias regiões do país.