Pular para o conteúdo
Economia

Portabilidade da dívida do cartão de crédito passa a valer neste mês de julho

Consumidor pode transferir o saldo devedor da fatura para outra instituição financeira que ofereça condições de renegociação mais vantajosas
Osvaldo Sato -
(Foto: Freepik)

A partir de segunda-feira, dia 1º, os titulares de cartões de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para outra instituição financeira que ofereça condições de renegociação mais vantajosas. Essa possibilidade entra em vigor com a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), aprovada em dezembro do ano passado, com o objetivo de reduzir o endividamento e facilitar o planejamento financeiro do consumidor.

Essa mesma resolução, que desde janeiro limitou os juros do crédito rotativo do cartão a 100% da dívida, inclui agora a portabilidade do saldo devedor da fatura, uma medida que não estava prevista na lei do programa Desenrola e que foi aprovada na última reunião do CMN em 2023.

Essa facilidade também se estende aos outros tipos de pagamento pós-pagos, modalidades em que os recursos são disponibilizados para quitação de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser feita por meio de uma operação de crédito consolidada, que reestrutura a dívida acumulada. Adicionalmente, a portabilidade deve ser realizada sem custos.

Se a instituição credora original apresentar uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter prazos equivalentes ao refinanciamento proposto pela instituição proponente. Essa igualdade de prazos, segundo o Banco Central (BC), permite uma comparação mais clara dos custos envolvidos.

Detalhamento da fatura

Além disso, o CMN introduziu maior nas faturas de cartão de crédito. A partir de agora, as faturas devem destacar informações essenciais, como o valor total a pagar, a data de vencimento do período vigente e o limite de crédito total disponível.

As faturas também deverão oferecer uma seção dedicada às opções de pagamento, especificando o valor mínimo obrigatório, os encargos para o próximo período em caso de pagamento mínimo, as opções de financiamento do saldo devedor da fatura (listadas do menor para o maior valor total a pagar), as taxas de juros mensal e anual efetivas, e o Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

Outra exigência do CMN é que as instituições financeiras comuniquem aos titulares do cartão a data de vencimento da fatura por e-mail ou por mensagem em algum canal de atendimento, com pelo menos dois dias de antecedência.

Por fim, as faturas devem conter uma seção adicional com informações complementares, como lançamentos na conta, detalhes das operações de crédito contratadas, juros e encargos aplicados no período, valor total de juros e encargos financeiros das operações de crédito, tarifas cobradas e limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados relevantes.

(Com informações da Agência )

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia irá investigar velocidade e causas do acidente que matou empresário em evento automobilístico

Jovem é agredida e ameaçada após desacordo em programa sexual em Campo Grande

luto

[ BASTIDORES ] Luto tomou conta em MS…

coluna ministro

O ministro da Previdência está na corda bamba depois da Operação Sem Desconto

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

1977 – Por que o governador de Mato Grosso era contra a divisão do Estado?

Últimas Notícias

Famosos

MC Guimê pede Fernanda Stroschein em casamento: ‘Te amo’

Juntos há pouco mais de um ano, MC Guimê anunciou o noivado com a influenciadora Fernanda Stroschein; veja o momento especial

Sem Categoria

Movimento Sem Terra bloqueia BR-060 durante protesto em Sidrolândia

Condutores enfrentam congestionamento em dois sentidos da rodovia na manhã desta segunda-feira

Polícia

Golpistas clonam conta de aplicativo de mensagens e simulam sequestro em Dourados

Moradora de Dourados foi vítima de fraude eletrônico nesse domingo (27). Ela denunciou o casso na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e disse ter sido informada pela irmã que criminosos tentavam aplicar golpes em seu nome. A irmã relatou ter recebido uma mensagem afirmando que a vítima havia sido sequestrada e solicitando dinheiro para … Continued

Cotidiano

MS amanhece com chuvas e frio de 15°C nesta segunda-feira

Previsão indica mais chuvas ao longo do dia