Nesta quarta-feira (7), a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) publicou uma portaria, no DOE (Diário Oficial do Estado), que estabelece normas e procedimentos para o trânsito intraestadual e interestadual de caprinos e ovinos. Entre os destaques está a obrigação de usar o Aplicativo Transportador no carregamento desses animais.

A normatização é necessária após Mato Grosso do Sul – assim como outros Estados – ter sido considerado área livre de febre aftosa sem vacinação, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, Suzana Cometki Ortega.

“Um diferencial dessa portaria para a antiga é que agora há a obrigatoriedade da utilização do Aplicativo Transportador no trânsito também de ovinos e caprinos. Tanto no trânsito intra-estadual quanto interestadual, é obrigatório o uso do aplicativo”, explicou.

Estado livre de febre aftosa

Mato Grosso do Sul suspendeu a vacinação contra febre aftosa em 2023 e teve o reconhecimento de área livre da doença em março de 2024 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

A nova normativa revoga a Portaria 3658, de outubro de 2020, e vigora a partir da publicação no Diário Oficial, ou seja, desde essa quarta-feira (7).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.