Busca por crédito no fechou com queda de 11,5% em relação ao acumulado de 2023, de acordo com o Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. Houve queda em todos os estados do Centro-Oeste do país. Sendo que a menor retração ficou com (-9,3%) e, Distrito Federal, com a maior (-17,7%).

“Após 2022, este é o segundo ano seguido de retração. Os ‘culpados' por afastarem os brasileiros do mercado de crédito em 2023 foram as taxas pouco atrativas, impactadas pela alta da Selic, além da elevada”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Ainda de acordo com o Serasa Experian, na análise por renda pessoal mensal do indicador, os brasileiros que recebem até R$ 500 apresentaram a queda mais expressiva (-11,4%) e, aqueles ganham mais de R$ 10 mil por mês, a menor (7,1%). Confira abaixo os dados completos:

Ainda segundo o Indicador, a análise da demanda por crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.