Dados divulgados nesta sexta-feira (2), pelo IBGEm, mostram que, em junho de 2024, a produção industrial nacional avançou 4,1% na comparação com o mês anterior. O resultado interrompe dois meses consecutivos de taxas negativas, período em que acumulou perda de 1,8%.

A média móvel trimestral teve crescimento de 0,7% no trimestre encerrado em junho de 2024 frente ao nível do mês anterior, após apontar – 0,3% em maio, quando interrompeu a trajetória ascendente iniciada em agosto de 2023.

Em relação a junho de 2023, a indústria avançou 3,2%, após recuar 1,1% em maio e crescer 8,4% em abril. Com isso, o setor industrial cresceu 2,6% no acumulado do primeiro semestre de 2024. No acumulado nos últimos 12 meses, o avanço foi de 1,5%, intensificando o ritmo de crescimento frente ao resultado de maio (1,3%).

Indicadores

Segundo o IBGE, no índice desse mês, diferentemente do que havia sido observado no mês anterior, verifica-se predomínio de taxas positivas, uma vez que as 4 grandes categorias econômicas e 16 das 25 atividades industriais pesquisadas apontaram crescimento na produção.

Vale destacar que, com esses resultados, a produção industrial ultrapassa o patamar pré-pandemia (2,8% acima de fevereiro de 2020); mas ainda se encontra 14,3% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.