O município de Ribas do Rio Pardo iniciou 2023 com o maior saldo de empregos de Mato Grosso do Sul. Segundo dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), das 4.669 vagas geradas em todo o Estado em janeiro, 26,5% são do município.

Os dados mostram que Ribas do Rio Pardo gerou 1.247 vagas de em janeiro, o maior número da série histórica iniciada em 2020. O melhor resultado mensal até então, havia sido registrado em setembro de 2022, quando o saldo foi de 879 empregos.

O cenário no município mudou em 2021, com o início das obras de uma indústria de celulose, após vários meses consecutivos de fechamento de vagas de emprego. Intitulada de Projeto Cerrado, a indústria da Suzano conta com 9 mil funcionários atualmente, entre diretos e indiretos.

Canteiro chegará a 10 mil funcionários em abril

As obras da indústria devem atingir o chamado pico, em abril deste ano, quando o número de trabalhadores no canteiro de obras deve somar 10 mil. Atualmente a está na fase de montagem eletromecânica.

A previsão da Suzano é de inaugurar a unidade industrial no segundo semestre de 2024, com 3 mil empregos entre diretos e indiretos. Atualmente, no setor florestal que irá atender à Unidade de Ribas, conforme dados de janeiro, a indústria emprega 1.089 profissionais permanentes, dos quais 37% são de Ribas do Rio Pardo, o que representa 404 colaboradores.

Além desses, já foram contratados 985 profissionais permanentes para atender às operações da nova fábrica, sendo 402 (40,8%) de Ribas e região.

Geração de emprego em MS

Mato Grosso do Sul gerou 4.669 vagas de emprego no primeiro mês de 2023, com destaque para as contratações da agropecuária. Reflexo deste resultado, as vagas foram geradas, em grande maioria, no interior do Estado.

Dessa forma, em janeiro, Campo Grande teve saldo de 102 vagas de emprego. Enquanto cidades como Dourados e Três Lagoas geraram 228 e 628 vagas em janeiro, respectivamente.

Os números do Caged ainda mostram que municípios onde há forte atuação do agronegócio, despontaram na geração de empregos em janeiro. Entre elas, destaque para Ponta Porã com 121 vagas, Maracaju com 104 vagas e Chapadão do Sul com 117 empregos gerados.

Saiba Mais