O plantio da avança em com 45,5% da área concluída até o fim de outubro, conforme informações do Siga/MS. A estimativa é que a safra seja 6,5% maior em relação ao ciclo passado (2022/2023), atingindo a área de 4,265 milhões de hectares.

Conforme informações da Aprosoja/MS (Associação de produtores de soja de MS), a produtividade estimada é de 54 sc/ha, o que gera expectativa de produção de 13,818 milhões de toneladas. Até o momento, 96,1% da área plantada é considerada boa e 3,9% regular.

A região sul do Estado é a mais avançada no plantio da soja, com 47% da área plantada e destaque para Laguna Carapã e Itaporã. A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA-MS, é de aproximadamente 1,940 milhão de hectares em todo o Mato Grosso do Sul.

Com base nos registros dos últimos cinco anos, espera-se que a maior parte da safra seja semeada entre os meses de outubro e novembro. Historicamente, uma janela de plantio concentrou-se entre os dias 14 de outubro e 4 de novembro, período durante o qual aproximadamente 70% da semeadura foi realizada.