Com 77 casos no país, Mato Grosso do Sul confirmou a primeira ocorrência de ferrugem asiática da safra de soja 23/24. A confirmação ocorreu na quinta-feira (14), em uma lavoura localizada em Laguna Carapã, na região sudoeste do estado.

A lavoura foi plantada na 2ª quinzena de setembro e está no estádio fenológico R5. A ferrugem asiática é considerada a doença mais severa que afeta a soja, podendo causar perdas de até 90% de produtividade se não controlada. 

Até o momento, o Consórcio Antiferrugem, plataforma de monitoramento gerenciada pela Embrapa, identificou 77 casos em todo o Brasil. Além de Mato Grosso do Sul, o estado do tem registro de 63 focos, Rio Grande do Sul tem 6; tem 4 e tem 3. 

Safra de soja 23/24

Boletim técnico da Aprosoja/MS, mostra que a área de soja em Mato Grosso do Sul ainda está em constante crescimento, a estimativa é que a safra seja 6,5% maior em relação ao ciclo passado (2022/2023), atingindo a área de 4,265 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 54 sc/ha. Gerando a expectativa de produção de 13,818 milhões de toneladas.

A área ainda está sendo plantada com a cultura. Em 8 de dezembro, a área plantada acompanhada pelo SIGA-MS alcançou 97,3%.