Pular para o conteúdo
Economia

Inflação de outubro fica em 0,24%, puxada pelas passagens aéreas

Oito dos nove grupos apurados apresentaram alta de preços
Agência Brasil -
Aeroporto Internacional de Brasília (José Cruz, Agência Brasil)

A inflação oficial do país fechou outubro em 0,24%, puxada, principalmente, pelo aumento no preço das passagens aéreas. O Índice Nacional de Preços ao Amplo () foi divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou abaixo do 0,26% medido em setembro. No ano, a inflação acumulada é de 3,75% e, nos últimos 12 meses, 4,82%. 

Viagem de avião 

Oito dos nove grupos de produtos e serviços apurados pelo IBGE apresentaram alta. As maiores pressões sobre os preços vieram de transportes e alimentação e bebidas.  

No grupo transportes, as passagens aéreas, que já tinham ficado 13,47% mais caras em setembro, subiram 23,70%. “Essa alta pode estar relacionada a alguns fatores como o aumento no preço de querosene de aviação e a proximidade das de fim de ano”, explica o gerente da pesquisa, André Almeida. 

Gasolina 

A gasolina, subitem com maior peso entre os 377 na cesta de compra das famílias, ajudou a segurar a inflação. O preço do derivado de petróleo caiu 1,53%. Os preços do gás veicular e do etanol também caíram, 1,23% e 0,96%, respectivamente. 

“Essa queda em outubro foi o maior impacto negativo no índice (-0,08 ponto percentual) e contribuiu para segurar o resultado do grupo de transportes”, acrescenta o gerente do IBGE. 

Alimentos 

O grupo alimentação e bebidas – o que mais pesa no orçamento das famílias – apresentou alta depois de quatro meses seguidos de deflação, isto é, queda nos preços. A alimentação no domicílio subiu 0,27%, impulsionada pela batata-inglesa (11,23%), cebola (8,46%), frutas (3,06%), arroz (2,99%) e carnes (0,53%). 

“O arroz acumula alta de 13,58% no ano. Esse resultado é influenciado pela menor oferta, já que ele está no período de entressafra e houve maior demanda de exportação. No caso da batata e da cebola, a menor oferta é resultado do aumento de chuvas nas regiões produtoras, que prejudicou a colheita”, detalha André Almeida.  

A alimentação fora do domicílio ficou 0,42% mais cara.

O grupo comunicação foi o único que registrou deflação, queda de 0,19%. O motivo foi a série de quedas nos preços dos aparelhos telefônicos e dos planos de telefonia fixa. 

Meta de inflação 

O resultado anunciado nesta sexta-feira deixa o IPCA acumulado de 12 meses acima da meta de inflação determinada pelo Banco Central, que é de 3,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. O IPCA mede a inflação de famílias com renda de um até 40 salários mínimos.

INPC 

O IBGE divulgou também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos. Em outubro o resultado foi de 0,12%. O INPC acumula 3,04% no ano e 4,14% nos últimos 12 meses.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bêbado, homem é preso após bater carro em poste e atirar contra o veículo

Minutos antes do show, Shakira cancela apresentação em San Antonio por falha estrutural: “De coração partido”

Mulher é agredida por casal de vizinhos em bairro de Dourados

Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo marido que foge no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

Ministério investiga caso suspeito de gripe aviária em Terenos

Algum candidato?

Últimas Notícias

Cotidiano

Liberdade patrimonial: como a mudança de regras do STF impacta casamentos após os 70? 

Em MS, 52 uniões, envolvendo pessoas acima de 70 anos, optaram por regimes diferentes da separação obrigatória de bens

Cotidiano

Três Lagoas celebra 110 anos neste domingo com show gratuito de Maiara e Maraisa

Terceira cidade mais populosa do Estado tem nome em alusão às enormes lagoas da região central

Cotidiano

Vida longa de animais de estimação depende de cuidados essenciais; saiba quais

Especialista explica sobre exames, vacinação, alimentação e castração

Cotidiano

Por descontos indevidos, Justiça condena associação a indenizar aposentado em R$ 16,9 mil

Aposentado de Miranda é um dos muitos casos que correm na Justiça, não apenas para devolução dos débitos indevidos, mas para pleitear indenização por danos morais