No segundo trimestre de 2023, tinha 68.186 pessoas empregadas na economia criativa. O montante é 17% maior que o número de trabalhadores do setor no segundo trimestre de 2022.

O crescimento de 17% nas contratações do setor é o segundo maior do país no período, perdendo apenas para o Alagoas, onde o aumento nas contratações chegou a 24%. Os dados são do boletim de Economia Criativa do Observatório Itaú Cultural.

“Neste 2º trimestre de 2023, o estado do Mato Grosso do Sul contabilizou 68.186 mil trabalhadores da economia criativa, o que representa 1% do total nacional (7.358.258 trabalhadores). Pensando no comparativo anual, entre o 2º trimestre de 2022 e o de 2023, o Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 17% na criação de postos de trabalho, enquanto nacionalmente nós tivemos uma redução de 2%. Já no comparativo do 1º ao 2º trimestre deste ano, o aumento no estado foi de 1%, diante de 3% no país”, comenta Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural.

Os grupos e subsetores inclusos no setor de economia criativa são: moda, atividades artesanais, indústria editorial, cinema, rádio e TV, , desenvolvimento de software e jogos digitais, serviços de tecnologia da informação dedicados ao campo criativo, arquitetura, publicidade e serviços empresariais, , artes cênicas, artes visuais, museus e patrimônio.

“Vale destacar que o principal agrupamento de setores que puxou a evolução dos postos de trabalho no Mato Grosso do Sul, especialmente no comparativo entre os dois primeiros trimestres deste ano, é composto por artes cênicas, artes visuais (incluindo fotografia), atividades artesanais, cinema, rádio e TV, música e museus e patrimônio. É uma mensagem positiva para o fortalecimento da cultura no Estado”, conclui ele.

No Brasil, economia criativa emprega 7,3 milhões

Os dados do Itaú Cultura ainda revelam que no Brasil, a economia criativa emprega 7,3 milhões de pessoas. E o setor teve crescimento de 188 mil nas contratações, o que representa 3%, no segundo trimestre de 2023 comparado aos primeiros três meses do ano.

No conjunto dos trabalhadores criativos, as categorias ocupacionais que apresentaram crescimento significativo entre o 2º trimestre de 2022 e o 2º trimestre 2023 foram Museus, Gastronomia, Design e Desenvolvimento de Software e Jogos Digitais.

A participação dos trabalhadores dos setores da tecnologia tem aumentado no total do emprego dos setores criativos, chegando a 18% no 2º trimestre de 2023. O aumento dessa participação se deu por conta da trajetória de evolução acelerada do emprego nos setores criativos de tecnologia, em relação à evolução média do total do emprego nos setores criativos.