Pular para o conteúdo
Economia

Agricultores familiares, indígenas e quilombolas de MS têm um mês para garantir recursos do PAA

O período de habilitação e apresentação de proposta vai de 20 de outubro até o dia 20 de novembro de 2023
Priscilla Peres -
Imagem ilustrativa

Está aberto o período de habilitação e apresentação de proposta para edital do Governo do Estado que destina R$ 5 milhões para garantir a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, indígenas e quilombolas de 35 municípios sul-mato-grossenses.

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação) publicou em 18 de outubro o Edital de Chamamento Público – Semadesc nº. 014/2023 com o regramento e as informações necessárias para que os interessados possam se habilitar para participação do processo e possam apresentar Proposta de Venda.

O recurso é oriundo do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do para atender as famílias indígenas em situação vulnerabilidade alimentar. Em , o PAA é coordenado pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc e executado pela Agraer e prefeituras municipais.

O período de habilitação e apresentação de proposta vai de 20 de outubro de 2023 até o dia 20 de novembro de 2023. Os pequenos agricultores devem procurar os escritórios locais da Agraer ou as Secretárias de Desenvolvimento Rural dos Municípios, conforme o horário de atendimentos dessas entidades. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses, prorrogável por igual período.

Podem participar do edital agricultores dos municípios de Amambai; Anastácio; Antonio João; ; Aral Moreira; ; Bela Vista; Bodoquena; Brasilândia; Caarapó; Campo Grande; Coronel Sapucaia; Corumbá; Dois Irmãos do Buriti; Douradina; Dourados; Eldorado; Guia Lopes de Laguna; Iguatemi; Japorã; Jardim; Jateí; Juti; Maracaju; Miranda; Naviraí; Nioaque; Paranhos; Ponta Porã; Porto Murtinho; Rio Brilhante; Sete Quedas; Sidrolândia; Tacuru e Vicentina.

O secretário Executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello Pereira, reforça que “além de promover a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade, o PAA também valoriza a produção da nossa agricultura familiar”.

De acordo com o edital, dentre os grupos prioritários para contemplação no PAA estão quilombolas, indígenas, agroextrativistas, pescadores artesanais, e demais povos e comunidades tradicionais; mulheres agricultoras familiares; assentados e assentadas da Reforma Agrária; Associações e Cooperativas de Agricultores Familiares, Povos Originários e Comunidades Tradicionais; agricultores familiares com produção orgânica ou agroecológica e agricultores que já estejam participando do PAA.

Mais recursos e equipamentos para a agricultura familiar de MS

Os R$ 5 milhões do PAA que serão distribuídos por meio do Edital de Chamamento Público – Semadesc nº 014/2023 fazem parte do recurso disponibilizado em julho deste ano pelo Governo Federal para a compra de alimentos para povos indígenas de Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Roraima, Maranhão, Paraná, e Piauí. Além deste montante, Mato Grosso do Sul também foi contemplado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com a compra de caminhonete e caminhão refrigerado para apoiar e garantir a entrega de alimentação saudável nas aldeias do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Últimas Notícias

Polícia

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30

Polícia

Dois corpos são encontrados em área rural paraguaia da região de fronteira com MS

Caso aconteceu na comunidade Sargento Félix, distante 25 quilômetros de Caracol

Política

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Câmara dos Deputados e Senado têm vários projetos que tratam da redução da jornada de trabalho

Cotidiano

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Água começou invadir a comunidade durante a madrugada