Pular para o conteúdo
Mundo

Israel e Irã se declaram vitoriosos em conflito

Países indicaram a intenção de um cessar-fogo
Agência Estado -
Local israelense atingido por mísseis balísticos do Irã. (Foto: Jack Guez/AFP)

As principais autoridades de Israel e do Irã declararam-se vitoriosas no conflito entre os países que já dura 12 dias. As manifestações ocorreram após os países terem indicado a intenção de um cessar-fogo.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira que Israel removeu a ameaça de aniquilação nuclear e está determinado a frustrar qualquer tentativa de Teerã de reviver seu programa nuclear. Em pronunciamento à nação, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, disse que Israel começou a guerra, mas foi o Irã que a encerrou com uma grande vitória.

Netanyahu afirmou que o país alcançou uma vitória histórica, que será lembrada por gerações, e que voltará suas ações militares para Faixa de Gaza, contra o Hamas.

Na noite de segunda-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que foi acertado um cessar-fogo no conflito entre Israel e Irã.

No entanto, horas depois, os dois países se acusaram de ter violado o acordo.

O Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que o Irã lançou mísseis após a entrada em vigor da trégua. Ele informou que deu instruções às israelenses para retomarem o ataque contra alvos paramilitares e governamentais iranianos. As Forças Armadas do Irã também acusaram Israel de “violar o cessar-fogo” com uma nova onda de ataques contra o seu território, depois de o Exército israelense ter acusado Teerã de lançar mísseis e ameaçado responder.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou, na manhã desta terça-feira (24), a vigência do cessar-fogo entre Israel e Irã após a troca de ataques entre os países.

“Israel não atacará o Irã. Todos os aviões darão meia-volta e retornarão para casa, enquanto fazem um amigável ‘aceno de Avião’ para o Irã. Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor”, disse Trump em uma rede social.

Entenda o conflito

Israel acusa o Irã de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear, e lançou um ataque surpresa contra o país no dia 13, expandindo a guerra no Oriente Médio.

No último sábado (21), os Estados Unidos atacaram três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.

O Irã afirma que seu programa nuclear é apenas para fins pacíficos e que estava no meio de uma negociação com os Estados Unidos para estabelecer acordos que garantissem o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual é signatário.

No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) vinha acusando o Irã de não cumprir todas as suas obrigações, apesar de reconhecer que não tem provas de que o país estaria construindo uma bomba atômica.

O Irã acusa a agência de agir “politicamente motivada” e dirigida pelas potências ocidentais, como EUA, e Grã-Bretanha, que têm apoiado Israel na guerra contra Teerã.

Em março, o setor de inteligência dos Estados Unidos informou que o Irã não estava construindo armas nucleares, informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump.

Apesar de Israel não aceitar que Teerã tenha armas nucleares, diversas fontes ao longo da história indicaram que o país mantém um amplo programa nuclear secreto desde a década de 1950, tendo desenvolvido pelo menos 90 ogivas atômicas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vizinho ouve gritos de socorro e homem é encontrado ensanguentado em frente de casa em Campo Grande 

Rapaz é executado com 15 tiros na cabeça e tórax em frente a tabacaria no Centenário em Campo Grande

Ação de hackers escancara despreparo no combate ao cangaço digital

Irã insatisfeito, Putin no telão e recados de Lula: o primeiro dia do Brics no Rio

Notícias mais lidas agora

Responsável pela cheia no Pantanal e 40% da água potável do país, Cerrado está em crise

Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes com 2.486 votos

‘Droga destruiu minha família’, diz filha de Michely, vítima de feminicídio em Glória de Dourados

Elon Musk anuncia criação de novo partido político

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De atendente a mecânico, Funsat começa semana com 2 mil vagas em Campo Grande

Cerca de 188 empresas estão com seleção aberta nesta segunda-feira (7)

Polícia

Homem é atingido por disparo de arma de fogo e morre antes de chegar no hospital em Campo Grande

Crime aconteceu na tarde deste domingo(06), no bairro Jardim Campo Nobre

Cotidiano

Com temperaturas amenas e sem sinal de chuva, MS enfrenta baixa umidade nesta segunda

Estado passa por período sem chuvas, com umidade do ar entre 20 e 40%

Bastidores

[ BASTIDORES ] Indireta ou homenagem?

Postagem gerou dúvidas