Pular para o conteúdo
Economia

Queda drástica: MS tem menor volume de soja colhido nos últimos cinco anos

Estiagem atrapalha o desenvolvimento da oleaginosa e causa queda na colheita este ano
Graziela Rezende -
Agropecuária
Imagem ilustrativa

Balanço da safra de soja 2021/2022 apontou queda drástica na produtividade, a menor em cinco anos, em Mato Grosso do Sul. Conforme o Projeto SIGA/MS, vinculado à (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS) e a Famasul (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), a estiagem nos últimos meses interferiu significativamente no desenvolvimento das plantas e provocou perdas nas lavouras. 

No Estado, a área ocupada pela soja, nesta última safra, foi de 3.748.042,72 hectares, o que projetava uma safra recorde e equivalente a 56 sacas por hectare. “Dada a relevância dos fatos ocorridos na safra de soja, nós fizemos uma auditoria e o levantamento final, o qual identificamos os mesmos 3,7 milhões de hectares semeados com soja no Estado e isso foi um aumento de 6,2% em relação à safra de 2021. Verificamos também que o impacto da estiagem foi característico, de um ano de La niña no Brasil”, afirmou ao Jornal Midiamax o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

Produtor de soja enfrentou longa estiagem

Na região norte do Estado, houve bastante chuva neste período, porém, muita reclamação dos produtores, ainda de acordo com Dobashi. “No sul também os produtores enfrentaram uma das maiores estiagens dos últimos anos e isso resultou em uma produtividade muito baixa, mais de 60% da soja semeada em Mato Grosso do Sul. No norte, que responde por 15% de área semeada, teve a produtividade de 71,15 sacos por hectare, enquanto isso o centro do Estado, uma região que está crescendo bastante, apresentou uma produtividade bem mais baixa, em torno de 46,67 sacos por hectare, já evidenciando o início do processo de estiagem“, explicou o presidente. 

Já o sul do Estado, que responde por 62,4% da área semeada, a maior concentração da área de produção de grãos no Mato Grosso do Sul, teve uma produtividade de 27,85 sacos por hectare e isso resultou em uma produtividade média de 38,6 sacos, muito abaixo do que havia sido programado para esta safra. 

Expectativa para safra era de 50 a 56 sacas por hectare. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Produtor aguarda bons resultados com o milho

“Todo ano a Aprosoja estima esse crescimento orgânico, em torno de 6% a 7% e isso foi verificado, mas, infelizmente a produtividade que a gente previa, em torno dos 50 sacos, 56 sacos, que é o que a gente coloca baseado na média histórica do Estado, ficou 38,5% a menos em relação à produtividade da safra passada 20/21 e isso resultou 8,7 milhões de toneladas de soja produzidas no Estado ou 35% a menos em relação à safra anterior. É um resultado bastante decepcionante para o produtor sul-mato-grossense, mas que, com as boas chuvas do , espera que tenha um resultado interessante para o milho segunda safra no Estado. Resta agora esse bom cultivo do milho”, argumentou Dobashi.

Custo de produção do milho sobe 150% em MS

Ainda de acordo com a Aprosoja-MS, o custo de produção da safra 2022 do milho, em Mato Grosso do Sul, apresentou nova alta neste último mês de março, alcançando a marca de R$ 8.220,80 de investimento por hectare. A alta é de cerca de 150%, comparado com o preço da safra passada 20/21.

Processo de colheita de milho no interior do Estado. Foto: Assecom Semagro

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Volta por cima e título inédito: PSG é o novo dono do futebol europeu

2ª Caminhada Todos por Elas reúne dezenas de mulheres no Parque das Nações Indígenas

Loja do Shopping Campo Grande suspende atividades para consertar vazamento

Cena de estupro em set leva dublê a processar Kevin Costner

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Santos lança camisa icônica que resgata era de ouro com Neymar

Últimas Notícias

Sem Categoria

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Ronald Fenty, pai da cantora Rihanna, faleceu aos 70 anos em Los Angeles após enfrentar uma doença, conforme noticiado pelo portal TMZ, neste sábado (31). A morte ocorreu no Centro Médico Cedars-Sinai, onde ele estava internado. Rihanna e seu irmão, Rajad Fenty, teriam sido vistos no hospital na quarta-feira (29), dia da morte. Apesar de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

O penteado meio preso com trança é a escolha perfeita para quem busca um visual romântico, delicado e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade. Ele combina a leveza dos fios soltos com a elegância da trança, criando um efeito sofisticado e atemporal — ideal para ocasiões especiais ou para dar um toque encantador ao dia … Continued

Le Blog Maria Antonia

Histórico! PSG goleia a Inter e conquista sua primeira Champions League

O Paris Saint-Germain entrou para a história do futebol ao conquistar sua primeira UEFA Champions League com uma vitória avassaladora por 5 a 0 sobre a Inter de Milão na grande final. Em uma noite inesquecível, o clube parisiense dominou completamente a partida do início ao fim, apresentando um futebol envolvente, técnico e implacável. Após … Continued

Cotidiano

Vídeo viral mostra carros ‘rampando’ quebra-molas em Campo Grande

A via é sinalizada com duas placas, mas a sombra de árvores dificulta a visão dos motoristas