Quase nos últimos dias, 67% dos contribuintes de MS já declararam o Imposto de Renda
31 de maio encerra prazo para envio dos rendimentos
Karina Campos –
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O prazo final para declarar o Imposto de Renda segue aberto até 31 de maio. Em Mato Grosso do Sul, 67% dos contribuintes já declararam o rendimento referente ao calendário de 2021, segundo a Receita Federal. A expectativa é que 478.548 mil moradores entregues os formulário pelas plataformas.
Conforme os dados divulgados pela Receita, do número estimado, cerca 319.058 moradores entregaram o rendimento este ano, até a última terça-feira (17). O número cresce, pois, na segunda-feira (16), foram entregues 310.844 declarações.
Vale lembrar que os contribuintes obrigados a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo pagará multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do IR. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Como pedir a restituição do meu Imposto de Renda?
O pagamento da restituição do IRPF é feito exclusivamente mediante crédito em conta corrente bancária ou poupança de titularidade do beneficiário, a conta precisa estar no nome do declarante, informada na Declaração de Imposto de Renda, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
O contribuinte que, embora desobrigado da entrega da declaração, desejar obter a restituição do imposto de renda retido na fonte durante o ano-calendário, deverá fazê-lo por meio da entrega da declaração.
Não recebi minha restituição. O que houve?
O primeiro passo é consultar a situação da restituição. O ideal é fazer a consulta pelo extrato da declaração, no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC. Ali você pode verificar o motivo para não ter recebido a restituição. As principais situações são:
- Ainda não chegou o seu momento
- Você está em malha fiscal
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e arestituição será utilizada para compensá-las
- As informações da conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada
- Dados bancários errados ou conta encerrada
Se a restituição ainda não foi liberada, pode corrigir a declaração, informando novos dados bancários ou utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
Se a restituição já foi liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por 1 ano para resgate. Para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.
Alternativamente, o contribuinte pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), ou corrigir as informações e solicitar novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência BB.
Se nada for feito dentro de um ano, a restituição é devolvida para a Receita Federal. Para solicitar o pagamento da restituição, solicite a restituição não resgatada no banco.
Clique aqui e confira as dicas para concluir a declaração.
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