Imposto de Renda 2022: confira dicas para quem quer usar o feriadão para fazer a declaração

Prazo para declaração do imposto de renda 2022 termina em 31 de maio
| 15/04/2022
- 09:16
Imposto de renda
Imposto de Renda pode se tornar complicado (Foto: Stephanie Dias/ Jornal Midiamax)

O prazo para do 2022 termina em 31 de maio, portanto, para quem ainda não fez, restam 46 dias para o encerramento. Nesse sentido, o Jornal Midiamax separou dicas para o contribuinte que quer usar o feriado desta sexta-feira (15) para concluir o processo.

Até março, a Receita Federal tinha recebido cerca de 100 mil declarações em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que, no Estado, sejam protocoladas 478 mil documentos.

Confira dicas:

Esteja com todos os informes necessários para a declaração do Imposto de Renda 2022, como os fornecidos pela empresa onde trabalha e pelo banco, caso tenha financiamento de imóveis e de todas as fontes pagadoras de receitas. O mesmo vale para veículos. Tenha em mãos os dados dele, sobretudo o código Renavan.

Confira se a conta gov.br está no 'nível ouro'. Novidade em 2022, a ampliação da declaração pré-preenchida ajuda no preenchimento dos dados atualizados. Dessa forma, tudo que foi declarado em 2021, por exemplo, ficam disponíveis. Mesmo assim, é bom conferir dado por dado.

Despesas com planos de saúde, consulta médica particular, psicólogos e dentistas, por exemplo, também devem ser informados. São gastos que podem diminuir a renda tributável, ou seja, aquilo é suscetível de aplicação de imposto de renda.

Imposto de Renda 2022

Clicando aqui o contribuinte acessa o sistema pelo qual consegue fazer sua declaração de renda online. Já acessando aqui, é direcionado para o site da Receita Federal, no qual poderá verificar informações, baixar o programa do imposto, pegar comprovantes de rendimentos, cópias da declaração, entre outros.

Veja também

Nova Ferroeste terá leilão concluído na última semana de setembro ou na primeira semana de outubro, com as obras se iniciando em janeiro de 2023

Últimas notícias