O prazo para declaração do 2022 termina em 31 de maio, portanto, para quem ainda não fez, restam 46 dias para o encerramento. Nesse sentido, o Jornal Midiamax separou dicas para o contribuinte que quer usar o feriado desta sexta-feira (15) para concluir o processo.

Até março, a tinha recebido cerca de 100 mil declarações em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que, no Estado, sejam protocoladas 478 mil documentos.

Confira dicas:

Esteja com todos os informes necessários para a declaração do Imposto de Renda 2022, como os fornecidos pela empresa onde trabalha e pelo banco, caso tenha financiamento de imóveis e de todas as fontes pagadoras de receitas. O mesmo vale para veículos. Tenha em mãos os dados dele, sobretudo o código Renavan.

Confira se a conta gov.br está no ‘nível ouro'. Novidade em 2022, a ampliação da declaração pré-preenchida ajuda no preenchimento dos dados atualizados. Dessa forma, tudo que foi declarado em 2021, por exemplo, ficam disponíveis. Mesmo assim, é bom conferir dado por dado.

Despesas com planos de saúde, consulta médica particular, psicólogos e dentistas, por exemplo, também devem ser informados. São gastos que podem diminuir a renda tributável, ou seja, aquilo é suscetível de aplicação de imposto de renda.

Imposto de Renda 2022

Clicando aqui o contribuinte acessa o sistema pelo qual consegue fazer sua declaração de renda online. Já acessando aqui, é direcionado para o site da Receita Federal, no qual poderá verificar informações, baixar o programa do imposto, pegar comprovantes de rendimentos, cópias da declaração, entre outros.