Mais de 63 mil têm direito à restituição do Imposto de Renda em MS; consulta abre nesta quinta

O 2º lote da restituição do Imposto de Renda será pago no dia 30 de junho
| 22/06/2022
- 18:23
imposto de renda restitição
(Foto: Divulgação)

A partir das 9h (de Mato Grosso do Sul), desta quinta-feira (23), o segundo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2022 estará disponível para consulta dos 63.266 sul-mato-grossenses que têm direito ao recebimento.

O crédito bancário será realizado no dia 30 junho, no valor total de R$ 91.662.772,35 no Estado. Terão direito à restituição os contribuintes que enviaram a declaração nos primeiros dias do prazo e não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que saíram da malha também recebem.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para por até 1 ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da , acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Saiba fazer a consulta na Receita

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, neste link, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Veja o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022

LoteData do pagamento
já pago
30 de junho
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro

Veja também

Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), destaca que a velocidade do aumento da pobreza e da concentração de renda foram semelhantes

Últimas notícias