Receita abre consulta ao 2º lote de restituições do IRPF nesta semana com correção

Receita pagará 2º lote, que atenderá contribuintes que não fazem parte das prioridades legais e terá correção de 1%
| 20/06/2022
- 11:22
imposto de renda
Receita abrirá consulta nesta semana (Foto: Agência Brasil)

A deverá abrir, nesta quinta-feira (23), a consulta ao pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. O lote atenderá contribuintes que não fazem parte das prioridades legais e terá correção de 1% com base na taxa básica de juros (Selic).

A consulta costuma ser liberada a partir das 10h, no site da Receita ou pelo Portal e-CAC. O depósito dos valores será feito na quinta-feira (30), na conta informada pelo trabalhador ao declarar o IR. Terão direito à restituição os contribuintes que enviaram a nos primeiros dias do prazo e não caíram na malha fina. Cidadãos com prioridade legal que saíram da malha também recebem.

Saiba fazer a consulta na Receita

receita - Receita abre consulta ao 2º lote de restituições do IRPF nesta semana com correção
Receita abrirá consulta no site na quinta-feira (23) [Reprodução]

A consulta à restituição é feita pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para consultar por meio do e-CAC, é preciso ter senha gov.br.

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em "Entrar com gov.br"
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
  3. Depois, digite a senha e vá em "Entrar"
  4. Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)"

Segundo a Receita, mensalmente, o órgão recebe da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. No primeiro lote, a ordem de prioridade para recebimento de restituição incluiu idosos, com preferência para os maiores de 80 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do segundo lote, os demais contribuintes passam a receber, desde que não tenham caído na malha fina e tenham feito a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo, de março a maio deste ano. No caso das prioridades, quando há empate, quem entregou primeiro recebe antes.

O dinheiro cai na conta conforme o calendário da Receita. Em geral, a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito. O valor informado é pago na conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte informada na declaração. Neste ano, também é possível receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do declarante.

Veja o calendário de pagamento da restituição do IR 2022

LoteData do pagamento
já pago
30 de junho
29 de julho
31 de agosto
30 de setembro

Veja também

O Sampaio Corrêa segue invicto no Estádio Castelão, em São Luís (MA), pela Série B...

Últimas notícias