Pular para o conteúdo
Economia

Índice de desenvolvimento do Brasil cai ao nível de 2014 com pandemia

De acordo com o relatório, o IDH do Brasil, que era de 0,758, em 2020, caiu para 0,754 em 2021
Agência Estado -
ONU acompanha conflito no Sudão (Foto: ONU News)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil recuou no ano passado para o mesmo nível que o País tinha há oito anos, em 2014. Em geral, de acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização das Nações Unidas, 90% dos países registraram queda no IDH, resultado da pandemia de covid-19 e das sucessivas crises e incertezas que ela trouxe.

Esse recuo brasileiro, o segundo seguido, foi maior do que a média. “O desenvolvimento humano voltou aos níveis de 2016, revertendo parte expressiva do progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz a ONU.

De acordo com o relatório, o IDH do Brasil, que era de 0,758, em 2020, caiu para 0,754 em 2021. O índice é composto por variáveis como renda, expectativa de vida ao nascer e escolaridade. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho. No ranking de desenvolvimento dos países, o Brasil caiu três posições, passando de 84.º colocado para 87.º.

O Brasil está no grupo de 40% das nações com registro de queda no índice pelo segundo ano consecutivo. Em 2019, o IDH brasileiro era de 0,766. Em 2020, 0,758. Para a da de Saúde Pública de Harvard Márcia Castro, o recuo não surpreende. “Já era esperado. Tivemos queda nos principais índices de saúde, renda e educação. A pandemia no Brasil acabou tendo um efeito maior por causa da forma como o País respondeu”, diz. “A demora em adquirir vacinas, negar a gravidade da doença e o caráter regional (com Estados e municípios tentando contornar a demora federal) mostravam que isso era inevitável.”

O documento do Pnud diz que, “embora alguns países estejam começando a se levantar, a recuperação é desigual e parcial, ampliando ainda mais as desigualdades no desenvolvimento humano”, ressaltando que a América Latina, o Caribe, a Subsaariana e o sul da Ásia, em particular, foram duramente atingidos. Um dos componentes do IDH, a expectativa de vida ao nascer do brasileiro recuou de 74 anos, em 2020, para 72,8, em 2021, a menor em 12 anos.

A diferença de 1,2 ano pode ser creditada à pandemia, mas não só, dizem os especialistas. Cientista político e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Claudio Couto vê nos dados o reflexo das escolhas do governo federal. “A pandemia sobrecarregou o sistema de saúde, mas não só para os casos de covid”, afirma. “As outras doenças acabaram sendo negligenciadas É tudo isso que está refletido agora.” Procurado, o governo federal não se manifestou.

Futuro

O relatório faz um diagnóstico desanimador sobre a recuperação dos países, ao dizer que as mudanças necessárias não estão acontecendo por razões como a insegurança e a polarização. “Novos cálculos mostram, por exemplo, que aqueles que se sentem mais inseguros também são mais propensos a ter visões políticas extremistas.”

A queda do Brasil para a 87.ª posição indica a necessidade de o País agir rápido. Mais importante do que o lugar no ranking, porém, é o valor do IDH. “Como as agências nacionais e internacionais melhoram suas séries de dados, as informações – incluindo os valores e classificações do IDH – apresentadas neste relatório não são comparáveis aos publicados em edições anteriores”, pondera a entidade.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura anastácio

Sancionada lei que autoriza Prefeitura de Anastácio a fazer empréstimo de R$ 6 milhões

Suspeito de executar homem na frente da esposa se entrega à Polícia em Dourados

Com abundância de dourados, diretoria comemora sucesso do 2º Festival de Pesca de Rio Brilhante

Mutirão oferece descontos e parcelamento de contas atrasadas de energia

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Um dia depois de Claudinho Serra, assessor também ganha liberdade do STJ

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Intervenção pode ‘suspender’ atuação do Consórcio Guaicurus por até 210 dias, se aprovada

Matsuri Dance: Casa de Cultura oferece curso gratuito de dança tradicional japonesa

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Nick Jonas revive memórias e festeja 33 anos no set de “Camp Rock” , pela 3ª vez na vida

Nesta semana , Nick Jonas completou 33 anos e celebrou a data de uma forma especial: nos bastidores de Camp Rock. O cantor revelou que essa foi a terceira vez que comemorou o aniversário em meio às filmagens de Camp Rock. “De alguma forma, é a terceira vez que celebro meu aniversário no set de … Continued

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge terreno do Educandário no bairro Coronel Antonino

Ainda não se a dimensão de área queimada

Cotidiano

Todos em Ação: Mutirão oferece mais de 300 serviços gratuitos neste sábado

Evento será realizado na Escola Municipal Ione Catarina, no Bairro Noroeste

Polícia

Ao tentar comprar salgado com Pix falso, rapaz é preso no Aero Rancho

Essa não seria a primeira vez que o rapaz teria feito encomendas no estabelecimento