Mato Grosso do Sul deve produzir 12,3 milhões de toneladas de na safra 2022/2023 que está começando. O montante é 41,7% maior que a produção da última safra, afetada por forte estiagem. Assim como a produção, a produtividade e a área destinada ao cultivo de soja devem avançar, de acordo com estimativa da /MS (Associação dos Produtores de Soja e de MS).

A produtividade poderá atingir 53,44 sacas por hectare, um aumento de 38,27% em relação a safra anterior. Já a área segue aumentando em cima de área, antes destinadas à pecuária ou antropizadas, somando na atual safra 3,8 milhões de hectares, avanço de 2,5%.

“O produtor sul-mato-grossense teve uma frustração na safra de soja, com uma das piores estiagens que o Estado já sofreu, que conferiu aí uma produtividade abaixo das quarenta sacas. Ele vinha fazendo travas antecipadas como uma ferramenta de segurança e com a elevação dos preços dos insumos, essa trava de soja foi desfavorável para ele. Depois no Conesul do Mato Grosso do Sul, nós tivemos uma segunda safra de milho bastante desfavorável também, então a gente veio de uma safra de soja ruim, safra de milho ruim e entramos para uma segunda safra bastante dependente de capital” aponta o presidente da Aprosoja MS, Andre Dobashi.