Basquete e vôlei de praia masculinos de MS faturam medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros

Competição para adolescentes de 12 a 14 anos é realizada no Rio de Janeiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mato Grosso do Sul conquistou mais medalhas de ouro
Mato Grosso do Sul conquistou mais medalhas de ouro

Mato Grosso do Sul é dono da medalha de ouro dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) 2021 no vôlei de praia (Série Ouro) e no basquetebol (Série Prata), no gênero masculino. As finais da competição para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, com sede no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), aconteceram nesta quinta-feira (4). 

A decisão do vôlei de praia masculino foi eletrizante, com direito a ­tie-break. Os sul-mato-grossenses Raphael Alexandre Bispo e Rodrigo Francisco de Paula, representando a Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade (Campo Grande), não se intimidaram com os donos da casa, do Sistema Elite de Ensino (RJ), muito menos com a torcida adversária. No fim, vitória para Mato Grosso do Sul por 2 sets a 1 (parciais de 21×14, 16×21 e 15×6), sob comando do técnico Vitor Sena.

“É muita felicidade, conseguimos honrar nosso Mato Grosso do Sul em alto nível”, comemorou Rodrigo. O companheiro Raphael completou: “coração ficou acelerado, até por ser a primeira vez que saímos de casa para jogar. Comemoração agora é na praia”. Os meninos treinam no GAE (Grupo Areias da Esperança), projeto desenvolvido no bairro Maria Aparecida Pedrossian, na capital, e vinculado ao Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) da Fundesporte, que oferece treinamento desportivo nas instituições da Rede Estadual de Ensino, no contraturno das aulas.

As campo-grandenses Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, estudantes do Colégio Funlec Raul Sans de Matos, também disputaram a final da Série Ouro do vôlei de praia contra dupla carioca da mesma instituição de ensino (Sistema Elite) e ficaram com a prata. O placar foi de 2 sets a 0 (parciais de 21×12 e 21×9) para o Rio.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, acompanhou de perto as duas finais do vôlei de praia e enalteceu o desempenho das duplas. “Chegamos com muita força no vôlei de praia, com nossas duas duplas na final. Isso só mostra que Mato Grosso do Sul é muito forte no esporte escolar e que estamos no caminho certo. Parabenizo todos os atletas que tenho certeza que representaram o nosso Estado com muita garra em todas as modalidades”.

Mato Grosso do Sul também foi dominante na final do basquetebol masculino, na série prata, e garantiu o título. Para assegurar o ouro, a Escola Presbiteriana Erasmo Braga, de Dourados, precisou bater o Colégio Batista Mineiro (MG), por 58 a 56. A equipe douradense terminou na nona colocação geral, somando-se o desempenho de todas as séries/divisões.

Confira abaixo a classificação final de Mato Grosso do Sul nas demais modalidades coletivas:

Basquetebol feminino
Escola de Educação Cativante (Rio Brilhante) – 4º lugar na Série Ouro

Futsal feminino
Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo (Maracaju) – 4º lugar na Série Ouro

Futsal masculino
Escola Tenir (Corumbá) – 4º lugar na Série Prata

Handebol feminino
Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio Machado (Campo Grande) – 8º lugar na Série Ouro

Handebol masculino
Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade (Aquidauana) – 3º lugar na Série Bronze

Voleibol feminino
Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas) – 6º lugar na Série Bronze

Voleibol masculino
Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas) – 2º lugar na Série Prata

Conteúdos relacionados

Tomate