Enquanto 23 das 27 unidades da federação apresentaram queda no volume de serviços no mês de outubro, Mato Grosso do Sul registrou alta de 7,6%, a 2ª maior do país, atrás apenas de Roraima, que fechou em 8,5%. Os dados constam em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (11) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e são comparados com o mesmo período do ano passado.

Conforme a pesquisa, outubro de 2020 teve alta de 4,7% em relação a setembro. Apesar do número expressivo, a alta ainda não foi suficiente para repor as perdas registradas em meio à do novo , que afetou fortemente o setor, com medidas de restrições no estado e país. No acumulado do ano, MS soma queda de 2,3% no volume de serviços. Ainda assim, é o quinto melhor desempenho entre os estados.

O setor é o principal da economia do estado, representando 36,8% da mão-de-obra empregada em MS. Em setembro, segundo o IBGE, o estado teve alta de 8,2% do setor frente ao resultado mais modesto, de 0,7%, em agosto.

Na contramão do país, MS tem 2ª maior alta do setor de serviços entre estados

Brasil

O IBGE mostra que o volume de serviços no Brasil avançou 1,7% frente a setembro. Foi a quinta taxa positiva seguida, acumulando alta de 15,8% no período. Esse resultado sucedeu uma sequência de quatro taxas negativas, entre fevereiro e maio, com perda acumulada de 19,8%.