Pular para o conteúdo
Economia

Em 22 anos, produção agropecuária brasileira dobrou

A agropecuária no Brasil segue se desenvolvendo, nos últimos 47 anos, o setor apresentou uma alta de, em média, 3,22% ao ano.
Arquivo -

A agropecuária no Brasil segue se desenvolvendo, para se ter uma ideia, nos últimos 47 anos, o setor apresentou uma alta de, em média, 3,22% ao ano. Entre os censos de 2006 e 2017, a taxa de crescimento foi de quase  4,3%, superando (1,9%), China (3,3%), (3,1%) e Argentina (2,7%). Quando a comparação é entre os anos de 1995 a 2017, o Valor Bruto da Produção dobrou, sendo que a tecnologia foi responsável por mais de 60% desse crescimento.

Essas informações fazem parte de um levantamento presente no livro “Uma Jornada Pelos Contrastes do Brasil: Cem anos do Censo Agropecuário”, lançado pelo Ministério da Agricultura, e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao todo, foram necessário 64 pesquisadores de diversas instituições para traçar um diagnóstico atual da agropecuária brasileira. Essa pesquisa foi feita a partir de uma análise histórica e de informações estatísticas coletadas pelo censo agropecuário, realizado no país desde 1920.

É claro que existem inúmeros fatores que contribuíram para o desenvolvimento da produção rural no Brasil, como estímulos por parte do governo, investimento em tecnologia e movimentação de mercado com compra e venda de tratores, por exemplo.

Sendo assim a publicação, organizada pelos pesquisadores José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (diretor de Programa do Mapa) e José Garcia Gasques (coordenador-geral de Políticas e Informações do Mapa), foi dividida em análises de cinco temas: produção e renda, produtividade e inovação, agricultura familiar, políticas públicas e sustentabilidade produtiva.

Vale pontuar que a mudança na frota de tratores é um importante elemento que indica a modernização do setor. A oferta de máquinas agrícolas cresceu no país no mesmo contexto em que houve o avanço da soja e do milho, a partir da década de 1960, com o surgimento de variedades dos grãos mais adaptadas ao clima e condições do país.

Durante a cerimônia virtual de lançamento do livro, a ministra Tereza Cristina destacou que os dados serão fundamentais para o planejamento da agropecuária do futuro. “Precisamos de inteligência estratégica para crescer, planejar o futuro da nossa bem-sucedida agropecuária brasileira”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Últimas Notícias

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana. O objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

10 pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações

Emprego e Concurso

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Salários variam de R$ 1.576,50 a R$ 4.466,75

Esportes

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Após a partida, Neymar atendeu a imprensa, e reagiu de forma impaciente à pergunta feita pelo repórter da Cazé TV