China pode expandir mercado e comprar carne de frango de produtores de MS
Os chineses precisam importar e Mato Grosso do Sul pode fornecer. Essa é a observação do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck. Ontem (31), teve um almoço-debate em Campo Grande, com os chineses. Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Estado, onde recebe quase 50% de tudo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os chineses precisam importar e Mato Grosso do Sul pode fornecer. Essa é a observação do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck. Ontem (31), teve um almoço-debate em Campo Grande, com os chineses.
Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Estado, onde recebe quase 50% de tudo que Mato Grosso do Sul exporta. Apenas 2% do volume de exportações para os chineses, são de carne processada de ave.
No evento realizado no Yotedi, estiveram reunidos empresários brasileiros e chineses, além do ministro da Embaixada da República da China, Song Yang; e o deputado federal por São Paulo Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar Brasil China.
Song Yang se mostrou incentivado e esparançoso, depois de ter recebido a visita recente do vice-presidente da República, Carlos Mourão, animando o governo chinês e estabelecendo alicerces de uma nova parceria que pode render bons frutos ao Brasil, disse Yang.
Em 2018, Brasil e China negociaram US$ 111 bilhões. No primeiro trimestre deste ano, a conta já supera US$ 34 milhões. A China produz o dobro de grãos que o Brasil, mas sua população é 17 vezes maior, portanto precisa importar. E a produção brasileira excede muito o consumo interno.
O secretário da Semagro apresentou aos chineses, a produção de carnes de Mato Grosso do Sul – que a China precisa para suprir o mercado interno. No ano passado o Estado abateu e processou 165.540.386 unidades de frango, 1.930.032 cabeças de suínos e 3.293.545 cabeças de bovinos. “Queremos continuar exportando soja, farelo de soja para a China, mas temos a oportunidade de negociar também carne animal processada e isso muito nos interessa”, frisou.
Verruck chamou a atenção dos chineses para a carne de frango do Estado e lembrou em seu discurso, que apenas 1,62% dos turistas estrangeiros que visitaram Mato Grosso do Sul no ano passado são chineses. “Temos muitos atrativos, o Pantanal, Bonito, os chineses precisam saber disso e precisam conhecer. Vamos investir em campanhas de publicidade lá na China”, afirmou.
Outra área que o Estado pretende ter parceria com a China é no setor de infraestrutura. Os chineses têm a maior rede ferroviárias de trens de alta velocidade do mundo, supera todos os países, juntos. Tem tecnologia e recursos para investir. Verruck apresentou o traçado do projeto de ferrovia bioceânica ligando o porto de Santos, em São Paulo, passando pela Bolívia até chegar aos portos peruanos ou descer para a Argentina, por Antofagasta e chegar ao Chile. Mato Grosso do Sul está no centro dessa rota. “Queremos encurtar em 14 dias a viagem dos produtos brasileiros até a China saindo pelo Pacífico”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Suspeito de tentar furtar cavalo é arrastado pelo animal em Caarapó
Ele teve vários ferimentos, principalmente nas nádegas, já que foi arrastado ‘sentado’ no asfalto.
Governo deve exigir que bets tenham registro dos apostadores
Na sexta, dois mil sites irregulares podem ser retirados do ar
Dudu Camargo é condenado a multa milionária e ataca Simony: “Maldade”
Dudu Camargo tem recurso negado e Justiça mantém condenação por episódio de assédio contra Simony; saiba quanto ele deve pagar à cantora
Semáforos amanhecem desligados e tumultuam trânsito após temporal em Campo Grande
Motoristas tiveram que redobrar a atenção
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.