Vacinação contra febre aftosa começa na terça em MS
Segundo o Ministério da Agricultura, o pecuarista que descumprir a medida fica sujeito a autuação e multa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vacinação de bovinos e búfalos começa nesta terça-feira (1) em Mato Grosso do Sul, de acordo com calendário do Ministério da Agricultura. Pecuaristas que descumprirem a medida ficarão sujeitos a autuação e multa.
Periodicamente, auditores fiscais do Ministério verificam, a partir da coleta de amostras de sangue, se os animais estão sendo realmente imunizados. Além desse procedimento, os auditores também conferem a declaração de vacinação, além de notas fiscais de compra apresentadas pelos pecuaristas.
De acordo com o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), em 2017, foram vacinados 9.341.401 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,47% do rebanho de MS, estimado em 9.390.820 milhões de animais.
Ainda segundo o Iagro, o último registro de focos do vírus da febre aftosa foi em 2006, mas desde 2008 o Estado, que possui rebanho aproximado de 20.379.329 cabeças de gado, mantém status de livre da doença.
Para reduzir custos, o governo federal anunciou, em junho passado, a retirada do sorotipo C, um dos componentes da vacina, após conclusão do Centro Americano de Febre Aftosa que essa variação do vírus já não circula na América do Sul.
Após a vacinação, se o animal apresentar reações à vacina, como lesões vasculares ou, ainda, salivação excessiva e dificuldade de locomoção, os criadores devem acionar o serviço veterinário oficial.
(Com informações da Agência Brasil)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Policiais e agentes militares entraram na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, conseguiram impedir uma fuga em massa na manhã desta quarta-feira (11). O plano foi arquitetado por faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital). Com base em investigações, uma inspeção feita com o apoio da Polícia…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.