Proprietários rurais das regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal devem ficar atentos, pois no dia 1º de maio, a ção contra começa oficialmente nessas regiões. A (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), informou que, a partir do dia 27 de abril as vacinas já poderão ser compradas nas revendas do estado, sem precisar emitir a autorização de compra pelo órgão.

Proprietários rurais podem vacinar rebanho a partir de 1º de maioO procedimento para pedir a antecipação da vacinação está aberto desde o dia 16 de abril, contudo, para conseguir o adiantamento é preciso que o interessado faça um requerimento ao Iagro, o qual passará por análise dos técnicos do órgão e, independentemente do prazo concedido, o registro da vacinação só poderá ser feito a partir do dia 1º de maio.

As datas previstas para vacinação compreendem de 1º a 31 de maio para os produtores do Planalto e da Fronteira, sendo que o registro pode ser feito até 15 de junho. Já para os proprietários pantaneiros que vacinarem todo o rebanho em maio, a imunização deve acontecer entre 1º de maio e 15 de junho e registro até 2 de julho.

Em caso de a cheia do Pantanal atingir a propriedade, os produtores devem requerer a retirada dos animais junto ao Iagro e, caso já tenha destino prévio, será emitida o GTA (Guia de Trânsito de Animal) e, em ocasiões em que o destino não for informado a movimentação do rebanho será acompanhada e controlada pelo serviço oficial.