Pular para o conteúdo
Economia

Dólar fecha praticamente estável ante real, mas sobe em novembro após duas quedas mensais

Reuters O dólar terminou a sexta-feira com leve baixa ante o real, com investidores evitando tomar qualquer posição enquanto aguardavam o desfecho do encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, no final de semana, com expectativa de que um acordo entre eles alivie as preocupações com o crescimento […]
Arquivo -

Reuters

O dólar terminou a sexta-feira com leve baixa ante o real, com investidores evitando tomar qualquer posição enquanto aguardavam o desfecho do encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, no final de semana, com expectativa de que um acordo entre eles alivie as preocupações com o crescimento global.

Essa preocupação com o mercado externo vista nesta sessão também predominou em novembro, quando o dólar fechou em alta ante o real, após dois meses consecutivos de retração.

O dólar recuou 0,04 por cento, a 3,8558 reais na venda. No mês, subiu 3,58 por cento e, na semana passada, avançou 0,88 por cento ante o real. Foi a quinta semana consecutiva de valorização. O dólar futuro tinha alta de 0,34 por cento.

“A cessão onerosa pode fazer o dólar cair, se for votada semana que vem…Se passar, mercado vai entender que foi conquista da articulação do novo governo, então pode ter um mini rali”, avaliou o presidente da BeeTech, Fernando Pavani.

Ele lembrou que a sinalização dovish do Federal Reserve nos últimos dias, indicando que pode não subir tanto os juros nos Estados Unidos, pode ajudar nesse mini rali, já que, com menos taxas na maior economia do globo, os investidores tendem a procurar outras praças mais atrativas, como a brasileira.

“A aprovação da cessão onerosa pode trazer o dólar a 3,75-3,80 reais”, acrescentou o especialista em câmbio da Frente Corretora, Robert Awerianow, ponderando que a questão comercial EUA-China pode manter a cautela nos negócios.

Nesta sexta-feira, o encontro dos presidentes das duas maiores economias globais, no final de semana, manteve investidores cautelosos. Assim, o dólar acabou subindo ante as outras divisas, fortes e emergentes, como o peso mexicano.

“As incertezas sobre a questão comercial entre os dois países pairam como uma ‘nuvem negra’”, escreveu o analista-chefe de mercados da corretora do Reino Unido CMC, Michael Hewson.

“Um resultado positivo seria uma promessa [de Trump] de atrasar um novo aumento de tarifas em janeiro, com vistas a novas discussões. Novas escaladas de taxações não seriam bem-vindas, dada a desaceleração já observada na maioria dos indicadores econômicos globais.”

Nesta tarde, Trump disse que há alguns bons sinais nas negociações com a China. “Estamos trabalhando muito duro. Se conseguirmos um acordo será bom. Eu acho que eles querem. Eu acho que nós gostaríamos. Veremos”, disse.

Internamente, a formação da taxa Ptax de final de mês, usada na liquidação de diversos derivativos cambiais, influenciou na primeira metade do pregão, deixando as cotações mais voláteis e sem tendência.

No exterior, o dólar operava com pequena em alta ante a cesta de moedas e também ante as divisas de países emergentes, como o peso mexicano e o rand sul-africano.

Os investidores também aguardavam novidades sobre a votação do projeto de lei da cessão onerosa, ainda sem acordo.

O Banco Central anunciou na véspera que iniciará na próxima segunda-feira a rolagem do vencimento de janeiro em swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, com oferta de 13.830 contratos.

Segundo nota da autoridade monetária, o calendário de leilões será mais enxuto, com a conclusão da rolagem até o dia 21 do mês que vem. Vencem em janeiro 10,4 bilhões de dólares em contratos de swap cambial. O estoque total do BC totaliza 68,9 bilhões de dólares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Criança resgatada em helicóptero foi removida com ferro transfixado próximo ao abdômen

Embalado, Brasil faz 3 a 0 na invicta Eslovênia na Liga das Nações

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

f1 russell

Russell vence GP do Canadá de F-1 em dia de briga na McLaren; Bortoleto chega em 14º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto

Cotidiano

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

Seleção encerra 1ª semana do torneio no Rio de Janeiro na 3ª posição

Polícia

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

Autora deu um soco nas costas da idosa

Esportes

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

PSG encara o Botafogo na próxima rodada do Mundial