Também será possível verificar agências mais próximas

Aposentados e pensionistas do (Instituto Nacional do Seguro Social) agora terão um meio mais prático de acessar extratos de pagamentos e saber quais são as agências de Previdência mais próximas. A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) disponibilizará um aplicativo de celulares para facilitar os serviços.

De acordo com o jornal Correio Braziliense, o app deve ser lançado nas próximas semanas. Atualmente, apenas computadores e agências bancárias possuem o serviço de consulta dos extratos. A expectativa é de que a nova plataforma disponibilize até 80% dos serviços prestados pela Previdência.

O presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, afirma que o lançamento tem como objetivo tornar o atendimento mais rápido e seguro, e que novas tecnologias devem ser implementadas. “Até o reconhecimento facial é uma alternativa que pode dar mais segurança e evitar fraudes”, aponta.

Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, mostra otimismo quanto ao uso de biometria combinada. “Existe tecnologia em que o reconhecimento é feito a um metro de distância, e já há testes para três metros. Os aeroportos norte-americanos e empresas privadas dos Estados Unidos já utilizam isso”, afirma.