Cotidiano / Economia

Instituições do euro fazem reunião nesta segunda-feira para discutir situação da Grécia

Reunião será realizada por teleconferência

Clayton Neves Publicado em 06/07/2015, às 11h23

None
grecia.jpg

Reunião será realizada por teleconferência

Os representantes da Comissão Europeia, do Conselho Europeu, do Eurogrupo e do Banco Central Europeu (BCE) vão se reunir nesta segunda-feira (6), por teleconferência, para discutir a situação da Grécia. Participarão os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Conselho Europeu, Donald Tusk, do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e do BCE, Mario Draghi.

Depois de conhecer o resultado do referendo grego – a vitória do “não”, com 61,3% dos votos -, Juncker afirmou que respeita a decisão dos cidadãos gregos, acrescentando que pretende fazer consultas com os líderes democraticamente eleitos dos restantes 18 países da zona euro.

O presidente da comissão disse que nesta terça-feira (7) vai apresentar a questão no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França.

Em comunicado, Jeroen Dijsselbloem considerou este resultado muito lamentável para o futuro da Grécia, salientando que, para a recuperação da economia grega são inevitáveis as medidas e reformas difíceis. “Agora, vamos esperar as iniciativas das autoridades gregas. O Eurogrupo vai discutir a situação no dia 7 de julho.”

Em Bruxelas, vai reunir-se hoje o grupo de trabalho do euro, que integra os responsáveis do Tesouro ou os vice-ministros da Economia e das Finanças dos países da zona do euro. A análise que será feita da situação vai ser entregue ao Eurogrupo – composto pelos ministros da Economia e das Finanças da zona euro – que reúne-se nesta terça-feira, antes da reunião extraordinária dos países da zona euro.

Jornal Midiamax