Instituições do euro fazem reunião nesta segunda-feira para discutir situação da Grécia

Reunião será realizada por teleconferência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reunião será realizada por teleconferência

Os representantes da Comissão Europeia, do Conselho Europeu, do Eurogrupo e do Banco Central Europeu (BCE) vão se reunir nesta segunda-feira (6), por teleconferência, para discutir a situação da Grécia. Participarão os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Conselho Europeu, Donald Tusk, do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e do BCE, Mario Draghi.

Depois de conhecer o resultado do referendo grego – a vitória do “não”, com 61,3% dos votos -, Juncker afirmou que respeita a decisão dos cidadãos gregos, acrescentando que pretende fazer consultas com os líderes democraticamente eleitos dos restantes 18 países da zona euro.

O presidente da comissão disse que nesta terça-feira (7) vai apresentar a questão no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França.

Em comunicado, Jeroen Dijsselbloem considerou este resultado muito lamentável para o futuro da Grécia, salientando que, para a recuperação da economia grega são inevitáveis as medidas e reformas difíceis. “Agora, vamos esperar as iniciativas das autoridades gregas. O Eurogrupo vai discutir a situação no dia 7 de julho.”

Em Bruxelas, vai reunir-se hoje o grupo de trabalho do euro, que integra os responsáveis do Tesouro ou os vice-ministros da Economia e das Finanças dos países da zona do euro. A análise que será feita da situação vai ser entregue ao Eurogrupo – composto pelos ministros da Economia e das Finanças da zona euro – que reúne-se nesta terça-feira, antes da reunião extraordinária dos países da zona euro.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

imposto de renda