Pular para o conteúdo
Economia

Moagem de cana na região Centro-Sul pra safra 12/13 soma 35,09 mi toneladas

A moagem de cana das usinas da região centro-sul do Brasil até 15 de maio foi de 35,09 milhões de toneladas nesta safra 2012/13, uma queda de 38,67 por cento ante o mesmo período do ano passado, disse nesta quinta-feira a entidade que reúne as indústrias do setor.No mesmo período de 2011 haviam sido processadas […]
Arquivo -

A moagem de cana das usinas da região centro-sul do até 15 de maio foi de 35,09 milhões de toneladas nesta 2012/13, uma queda de 38,67 por cento ante o mesmo período do ano passado, disse nesta quinta-feira a entidade que reúne as indústrias do setor.
No mesmo período de 2011 haviam sido processadas 57,22 milhões de toneladas, segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

A queda se deve ao atraso no início das operações em muitas usinas e às chuvas. Na primeira quinzena de maio, as precipitações superaram os 90 milímetros em algumas regiões tradicionais de plantio de cana do Estado de , prejudicando os trabalhos de campo, de acordo com a entidade.

Apenas 235 unidades estavam em atividade até 15 de maio, quantidade inferior à observada na mesma data de 2011, quando 273 empresas operavam.

“Se as previsões meteorológicas se confirmarem, devemos ter um inverno mais úmido, com maior número de dias parados e menor aproveitamento de moagem pelas unidades produtoras,” disse o presidente interino da entidade, Antonio de Padua Rodrigues.

Em relação ao mix de produção, no acumulado desde o início da safra 2012/2013, a proporção de matéria-prima direcionada à produção de etanol atingiu cerca de 57 por cento e à fabricação de açúcar 43 por cento.

Segundo a Unica, as vendas de etanol pelas unidades do centro-sul no acumulado do ciclo até a primeira quinzena de maio somaram 2,14 bilhões de litros, ou 11,6 por cento maior ante igual período da temporada anterior.

Deste total, 2,02 bilhões de litros de etanol ficaram no mercado interno, ou 8,09 por cento maior que mesmo intervalo do ciclo anterior.

Segundo ele, nesse cenário, também é provável uma redução da concentração de açúcares na matéria-prima, dificultando a manutenção do rendimento industrial, principalmente no caso da produção de açúcar.

AÇÚCAR E ETANOL

No acumulado desde o início da atual safra, a fabricação de açúcar alcançou 1,57 milhão de toneladas, declínio de 33,89 por cento ante igual período da safra 2011/2012.

A produção de etanol, por sua vez, diminuiu 39,28 por cento, alcançando 1,32 bilhão de litros, contra 2,17 bilhões de litros verificados na safra anterior.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Salve o Vinil! Encontro de troca e venda reúne amantes do item nostálgico em Campo Grande

VÍDEO: Influencer mexicana é morta a tiros durante transmissão ao vivo no TikTok

Mulher que ajudou o filho a estuprar idosa é presa no interior de MS

cpi multa diretor agetran paulo

Diretor da Agetran admite: não multa ônibus do Consórcio por superlotação, mas carros sim

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Ação em Corumbá orienta população a como agir na presença de onças-pintadas

Últimas Notícias

Cotidiano

Praça abandonada vira ‘lixão’ a céu aberto no Santo Amaro, denuncia moradora 

Sisep informou que cronograma de limpeza está sendo executado por região

Esportes

Festival Mais Esporte abre inscrições para oficina gratuita de futebol de mesa

A oficina de futebol de mesa será ministrada na próxima segunda-feira (19), das 14h às 17, na UFMS

Cotidiano

VÍDEO: Pescadores encontram óleo diesel no Rio Aquidauana e denunciam suposto descarte irregular

Pescadores da região questionam mancha de óleo encontrada na água

Mundo

Milei restringe imigração e permanência de estrangeiros na Argentina

País não permitirá quem tenha antecedentes criminais