A cada dia se torna mais comum os registros de tentativas de fraude, seja para roubo ou furto de identidade, recebidos por meio on-line em e-mails, mensagens ou ligações telefônicas. No último ano, apenas no estado de Mato Grosso do Sul, foram 157.669 investidas golpistas registradas, em números divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

O número absoluto representa o menor registrado dentre os estados da região Centro-Oeste. Por outro lado, em números relativos, o estado amarga uma sétima colocação nacional se consideradas as tentativas de golpe a cada milhão de habitantes, com o número de 4.538 / milhão.

Em todo o país, foram registradas o total de 9.806.949 tentativas de fraude de identidade em 2023. Os consumidores com idades de 36 a 50 anos foram os alvos principais dos criminosos no período (35,8%). 

Os dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian apresentaram, ainda, o ranking dos segmentos mais atacados pelos fraudadores: Bancos e Cartões (48,1%), Serviços (30,6%), Financeiras (16,3%), Varejo (3,6%) e Telefonia (1,4%). 

Segundo o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as tentativas foram identificadas e barradas pelas ferramentas de autenticação e prevenção a fraude, baseadas em verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral.

“A nossa recomendação é que as empresas invistam no formato de proteção em camadas para que possam potencializar a identificação e gerenciamento de tentativas de fraudes em todas as etapas da jornada de um usuário final, do cadastro em um site ou aplicativo até a concretização de uma transação ou compra”, declarou o executivo.