Os proprietários de veículos em contarão com algumas condições especiais no pagamento do IPVA 2024. Os descontos praticados em 2023 continuarão valendo, porém foram incluídas três importantes alterações de isenção, facilidade de pagamento e benefício para frotistas.

A novidade deste ano é que automóveis movidos a GNV terão isenção de pagamento. Além disso, esse ano será permitido o pagamento da primeira parcela ou da cota única via PIX. Para os frotistas não precisão solicitar a redução para 2024, visto que será concedida automaticamente, desde que cumpridos os requisitos da (Secretaria de Estado de Fazenda).

Os automóveis ou veículos de passeios terão alíquota do IPVA mantida em 3% —uma redução de 40% — além do desconto de 15% no pagamento à vista. Para caminhão, e micro-ônibus, a alíquota é de 1,5%, assim como para motohomes.

Já para motocicletas, a alíquota continua em 2%. Os automóveis com capacidade de até oito pessoas, além do condutor, movidos à diesel, a alíquota é de 4,5%.

IPVA 2024

Em Mato Grosso do Sul foram lançados 880.446 carnês para proprietários de veículos. O valor do tributo é calculado com a aplicação do percentual sobre o valor do valor de mercado do veículo, a partir da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O pagamento à vista pode ser realizado até o dia 31 de janeiro. Já para quem deseja parcelar, o pagamento pode ser realizado em cinco parcelas — até 31 de janeiro, 29 de fevereiro, 27 de março, 30 de abril e 29 de maio. Parcelamentos não contam com o desconto.

Vale destacar que os proprietários que adquiriram veículos nos meses de novembro e dezembro de 2023 podem não ter recebido os boletos até o fim de 2023, e por isso será feita uma nova remessa no início de janeiro.