Mato Grosso do Sul contabilizou mais de 9 mil veículos arrematados em leilões no ano de 2023. Dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) apontam que o Estado superou a marca de 80 leilões realizados, o que abrange veículos para circulação e sucatas.

Segundo o relatório anual da Gedest (Gerência de Destinação de Veículos), embora o número de leilões no ano passado tenha sido menor em comparação a 2022, houve um aumento de 3% na quantidade de veículos ofertados, o que resultou no arremate de 9.145 veículos.

O balanço da Gedest indica que, em 2023, foram promovidos 29 certames na modalidade veículos para circulação, 29 de sucata aproveitável e 24 de sucata inservível.

A oferta de veículos para leilão segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 623/16, que regula os procedimentos administrativos para remoção, custódia e realização de leilões de veículos removidos ou recolhidos por órgãos que compõem o SNT (Sistema Nacional de Trânsito).

Os veículos são leiloados após não serem recuperados por seus proprietários no prazo de 60 dias, mesmo após duas notificações: uma no momento da entrega do veículo e outra no Diário Oficial do Estado.

Conforme o , os leilões não apenas impedem o acúmulo de veículos nos pátios das agências, mas também têm um impacto positivo na sustentabilidade. Desde 2020, a operação Pátio Zero visa evitar que esses veículos se tornem obsoletos, acumulando sujeira, lixo e criadouros de de mosquito.