Na Capital, seis alimentos tiveram queda expressiva de preço nos 8 primeiros meses do ano
Cebola teve maior redução, 51,8% ao todo
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, nos oito primeiros meses de 2023, cebola, frango, batata, óleo de soja, feijão e carnes tiveram quedas expressivas de inflação e despontam como os produtos com maior queda de preço nas prateleiras dos supermercados de Campo Grande. Os índices de inflação foram medidos pelo IPCA (Índice de preços no consumidor) na semana passada.
Em primeiro lugar da lista, a cebola aparece com maior queda no prato dos sul-mato-grossenses. A redução no ano é de mais da metade do preço no comparativo com o ano passado, 51,8% ao todo.
Na sequência, aparecem os tubérculos, raízes e legumes, com redução de 21,3%, o óleo de soja, com 20,1%, batata inglesa (18,4%) e o frango inteiro (17,9%). Outros produtos que tiveram queda de valor acima de 10% na Capital são as carnes (10%), feijão-carioca (17,1%), costela bovina (15,6%), maçã (15%), frango em pedaços (14,9%) e melancia (13,5%).
No cenário nacional, os números indicam retração expressiva e consecutiva nos últimos três meses no grupo de alimentos e bebidas. Em agosto, o recuo deste grupo foi de -0,85%, em grande parte devido à redução nos preços da alimentação no domicílio (-1,26%). A maior queda foi a da batata-inglesa (-12,92%) e destacam-se ainda o feijão-carioca (-8,27%), o tomate (-7,91%), o leite longa vida (-3,35%), o frango em pedaços (-2,57%) e as carnes (-1,90%).
A inflação de agosto no Brasil fechou em 0,23% e foi abaixo do valor projetado pelo mercado. No ano, o IPCA acumula alta de 3,23%. Em agosto, o maior impacto (0,17 p.p) e a maior variação (1,11%) vieram de Habitação, com destaque para o subitem energia elétrica residencial, com um aumento de 4,59% e impacto de 0,18 p.p. no índice geral.
“O aumento na energia elétrica foi influenciado, principalmente, pelo fim da incorporação do bônus de Itaipu, referente a um saldo positivo na conta de comercialização de energia elétrica de Itaipu em 2022, que foi incorporado nas contas de luz de todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional em julho e que não está mais presente em agosto”, explica André Almeida, gerente do IPCA/INPC.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.