Na Capital, seis alimentos tiveram queda expressiva de preço nos 8 primeiros meses do ano
Cebola teve maior redução, 51,8% ao todo
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, nos oito primeiros meses de 2023, cebola, frango, batata, óleo de soja, feijão e carnes tiveram quedas expressivas de inflação e despontam como os produtos com maior queda de preço nas prateleiras dos supermercados de Campo Grande. Os índices de inflação foram medidos pelo IPCA (Índice de preços no consumidor) na semana passada.
Em primeiro lugar da lista, a cebola aparece com maior queda no prato dos sul-mato-grossenses. A redução no ano é de mais da metade do preço no comparativo com o ano passado, 51,8% ao todo.
Na sequência, aparecem os tubérculos, raízes e legumes, com redução de 21,3%, o óleo de soja, com 20,1%, batata inglesa (18,4%) e o frango inteiro (17,9%). Outros produtos que tiveram queda de valor acima de 10% na Capital são as carnes (10%), feijão-carioca (17,1%), costela bovina (15,6%), maçã (15%), frango em pedaços (14,9%) e melancia (13,5%).
No cenário nacional, os números indicam retração expressiva e consecutiva nos últimos três meses no grupo de alimentos e bebidas. Em agosto, o recuo deste grupo foi de -0,85%, em grande parte devido à redução nos preços da alimentação no domicílio (-1,26%). A maior queda foi a da batata-inglesa (-12,92%) e destacam-se ainda o feijão-carioca (-8,27%), o tomate (-7,91%), o leite longa vida (-3,35%), o frango em pedaços (-2,57%) e as carnes (-1,90%).
A inflação de agosto no Brasil fechou em 0,23% e foi abaixo do valor projetado pelo mercado. No ano, o IPCA acumula alta de 3,23%. Em agosto, o maior impacto (0,17 p.p) e a maior variação (1,11%) vieram de Habitação, com destaque para o subitem energia elétrica residencial, com um aumento de 4,59% e impacto de 0,18 p.p. no índice geral.
“O aumento na energia elétrica foi influenciado, principalmente, pelo fim da incorporação do bônus de Itaipu, referente a um saldo positivo na conta de comercialização de energia elétrica de Itaipu em 2022, que foi incorporado nas contas de luz de todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional em julho e que não está mais presente em agosto”, explica André Almeida, gerente do IPCA/INPC.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Novo procedimento em Lula foi ‘um sucesso’, diz médico após embolização na artéria
O presidente Lula (PT) passou, na manhã desta quinta-feira (12), por um novo procedimento no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O médico Roberto Kalil disse que “foi um sucesso” e o presidente está acordado e conversando. Lula foi submetido a uma embolização de artéria meníngea média. O objetivo era bloquear o fluxo de sangue no…
Está na lista? Prefeitura convoca aprovados em seleção para auxiliar administrativo e financeiro
O auxiliar administrativo e financeiro irá desenvolver atividades de processamento, conferência e registro da rotina administrativa
Bebida em excesso, strip-tease e flerte com chefe: evite as gafes na confraternização da firma
Confira dicas para não passar vergonha na festa de fim de ano da empresa
Sexta rodada da Champions termina com jogão entre Barcelona e Borussia Dortmund e Manchester City correndo riscos
Barcelona vence e assume o segundo lugar; City perde mais uma e se complica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.