Pular para o conteúdo
Consumidor

Na avenida dos Cafezais, distância do Centro fortalece comércio que ‘tem de tudo’

Avenida é acesso para diversos bairros do Centro-Oeste, onde moram mais de 24 mil pessoas. Além do crescimento dos últimos anos, Cafezais passa por duplicação
Priscilla Peres -
(Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

O comércio da avenida dos Cafezais teve crescimento exponencial nos últimos anos. A robustez dos negócios é visível e agrada não só comerciantes, que veem o movimento e as vendas aumentarem, mas também moradores que precisam se deslocar menos para fazer compras.

A avenida é a principal da região do bairro Centro-Oeste e está localizada a mais de 10 km do centro de . A distância, o custo com deslocamento e o transporte público precário, são os principais fatores para a expansão do comércio do bairro, onde moram mais de 24 mil pessoas, conforme dados do Censo 2010.

Ao longo de quase 3 km de avenida é possível encontrar rede de atacadista, três supermercados, quatro farmácias, posto de combustível, lotérica, além de diversas lojas de vestuário, sapatos, utilidades, restaurantes, lanchonete e padaria, pet shop, embalagens, salão de beleza, entre outras.

A avenida dos Cafezais é um exemplo de comércio de bairro forte, robusto e em crescimento, retratada em série de reportagens do Jornal Midiamax nesta semana. Confira nossas matérias sobre o setor nos bairros Pioneiros, Moreninhas e Nasser.

Lojas de (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)
Proprietário José (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Investimento que deu certo

Há 15 anos, o casal José Francisco Alves, 53, e Marcia Adriana, 50, fizeram uma aposta. Compraram por R$ 20 mil um imóvel na avenida dos Cafezais e decidiram abrir uma loja de roupa. O investimento foi acreditando no potencial de crescimento da região, que na época ganhava novos residenciais. E eles estavam certos.

José conta que em 2007 já havia asfalto e um conjunto habitacional na região, mas eles foram um dos pioneiros do comércio. “Na época só tinha um mercado pequeno, poucas coisas aqui. O comércio cresceu muito”, diz ele, que também mora na região e sente falta apenas de um cartório.

A tendência de migração para os bairros desde a pandemia é realidade na Cafezais. Na loja de roupas, o faturamento cresceu 20% no últimos dois anos. “A gente percebe que as pessoas estão migrando as compras para os bairros. Tem lojas grandes vindo para cá, além disso o preço dos produtos é o mesmo ou até menor se comparado ao centro”.

De 2020 para cá, a avenida ganhou um atacadista, dois mercados, filiais de loja de cosmético, sorveteria e vestuário. Marcas conhecidas em Campo Grande que decidiram investir no bairro.

Potencial não contabilizado

Lojistas estimam em 200 o número de comércios na Cafezais, mas não há números oficiais. No bairro também não há uma associação de lojistas ou algo do tipo. É cada um por sua conta, mas se ajudando quando possível.

Loja de Anderson é referência em sapatos na região. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Anderson Mendes Garcia, 44, é outro empresário antigo da região e que há anos teve visão de investir na avenida. Em 2002, ele comprou um terreno na região e anos depois decidiu ter o próprio negócio, uma loja de sapatos.

A escolha não foi aleatória, já que ele trabalhava na época e uniu forças em família para investir numa loja própria. Apostando em grande variedade e qualidade, a loja não perde nada para marcas de rede e se destaca na região.

“Vem pessoas de outros bairros comprar aqui. Nos tornamos referência, com qualidade, preço bom e variedade”, conta ele, que também viu aumento das vendas nos últimos dois anos.

As irmãs Carla e Alexandra Duarte são clientes da loja e das redondezas. Elas contam que sempre optam por fazer as compras na região e evitam ir ao centro. “Sou artesã, quase tudo que preciso eu encontro aqui. É bom que evito o transtorno de ir ao centro, pegar ônibus e tudo mais”, conta Carla.

Para Alexandra, a única coisa que falta na Cafezais é “uma boa padaria”, fora isso ela diz que encontra tudo o que precisa e com preços bons e semelhantes aos do centro da cidade.

Cafezais
Para clientes, comércio no bairro facilita rotina (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Expectativa de expansão

A avenida dos Cafezais está contemplada nas obras do novo acesso às Moreninhas e recebendo investimentos que somam R$ 9,5 milhões. A avenida, principal via para diversos bairros, passa por restauração e duplicação.

As obras devem fomentar ainda mais o comércio da região, como estimam lojistas. Sebastião Dias, 56, é proprietário de uma padaria na avenida e recentemente fechou uma unidade que tinha nas Moreninhas.

“Aqui o movimento é muito maior, intenso o dia inteiro. O foi muito bom nas vendas e acredito no potencial do comércio aqui”, explica ele, que administra a empresa há menos de um ano.

Por estar localizada em uma região periférica da cidade, a necessidade de maior segurança é um pedido constante. Justamente por questões de segurança, comerciantes mantêm um grupo no WhatsApp e é por lá que se comunicam em casos de roubos, furtos e afins.

Vendedora de uma casa de bolos, Girceia Silva, 36, afirma que o reforço na segurança é a principal necessidade. “Já fui assaltada trabalhando aqui e isso gera insegurança. Fora isso é muito bom poder trabalhar perto de casa”, diz ela, que mora na região.

Obra de da avenida (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Confira as reportagens da série do Midiamax sobre o comércio nos bairros

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho sobre vila em que tio foi morto e Emanuelly vivia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro