O cidadão de Mato Grosso do Sul que deseja enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de Ouvidoria ao Governo do Estado, deve fazer a ação na plataforma Fala.BR. Desde o dia 1º de junho, esta é a única maneira de se comunicar com a Ouvidoria.

Dessa forma, denúncias, elogios, reclamações, sugestões, solicitações e simplifique enviados aos órgãos e entidades, devem ser feitos exclusivamente pelo Fala.BR que é uma plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação do Poder Executivo Federal.

A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) já aderiu ao novo modelo unificado e orienta a todos os órgãos públicos do Poder Executivo do Estado e aos cidadãos que, caso tenham algum tipo de manifestação, acessem o endereço  https://falabr.cgu.gov.br/.

Por meio da plataforma Fala.BR, é possível fazer solicitações a mais de 310 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, além de outras duas mil instâncias de todos os entes e Poderes da federação, como Estados, municípios e serviços sociais autônomos que aderiram ao Sistema.

Além do registro de pedidos e manifestações de ouvidoria, o Fala.BR permite acompanhar o cumprimento dos prazos; consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.