A Ford anunciou nesta terça-feira (6), um novo para 125 mil veículos utilitários esportivos e caminhões devido a falhas no motor que podem ocasionar incêndios. O comunicado foi enviado após a empresa registrar relatos de pelo menos três veículos incendiados após o reparo do recall de 2022.

O novo recall abrange os SUVs Escape e Lincoln Corsair e picapes compactas Maverick dos modelos entre 2020 e 2023 com motores híbridos de 2,5 litros ou híbridos plug-in, conforme registro da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês).

Conforme o portal Terra, a montadora identificou problemas isolados na fabricação que podem gerar falhas prematuras no motor, assim, o óleo do motor ou o vapor do combustível são liberados, o que aumenta o risco de incêndio.

Em julho de 2022, a Ford fez o recall de 100 mil veículos Escape, Corsair e Maverick nos Estados Unidos, depois de identificar 23 relatos de incêndio ou fumaça devido a uma suspeita de violação de bloco e cárter de óleo.

No Brasil, em fevereiro deste ano, picapes compactas Maverick fabricadas em 2022 passaram por recall após a montadora identificar problemas nos airbags de cortina laterais.

Conforme a Ford Brasil, devido a uma variação no processo de produção, os airbags de cortina laterais não estavam de acordo com as especificações requeridas, o que poderia aumentar o risco de lesões físicas ao motorista e passageiro dianteiro em caso de colisões.