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Consumidor

Esposo ou avô: pais não são nem metade dos que receberão presentes no Dia dos Pais em Campo Grande

Pesquisa do Procon aponta que 44,3% dos campo-grandenses irão presentear o pai; esposo ou o namorado vem em seguida com 23,8% e avôs com 10,9%
Thalya Godoy -
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Campo-grandenses preferem pagamento à vista para presente de Dia dos Pais (Kísie Ainoã, Midiamax)

Uma pesquisa do Procon Municipal de Campo Grande apontou que 61,9% dos entrevistados pretendem dar algum presente no Dia dos Pais e 56,9%, ou seja, mais da metade, gastarão entre R$ 100 e R$ 200 com o presente. A data é comemorada no próximo domingo (13).

O Procon Municipal também fez uma fiscalização, na última quarta-feira (9), para verificar as irregularidades do comércio de Campo Grande. Ação constatou produtos sem preços na liderança de práticas irregulares. 

Já o levantamento da intenção de compras foi realizado entre 3 e 7 de agosto e os dados divulgados na quarta-feira (9). Foram entrevistados 352 campo-grandenses, com mais de 18 anos, a partir de um questionário com 10 questões de múltipla escolha. 

Além dos que afirmaram que irão presentear, outros 27,3% não irão presentear e 10,8% ainda não decidiram o que irão comprar. 

Já sobre o perfil de quem irá receber o presente, pais ficam abaixo da maioria (44,3%), seguido por esposo ou o namorado (23,8%), avôs (10,9%), outros (10,6%), padrasto (8,5%) e filho (2,1%).

Entre os presentes mais procurados estão artigos de vestuário (29,7%), perfumes e cosméticos (23,8%), acessórios como relógios e pulseiras (19,7%), calçados (18,8%), eletrônicos (5%) e livros (3,1%). 

Mais de três terços (75,4%) dos entrevistados acreditam que os presentes ficaram mais caros com a inflação do ano e 19,7% acham que os preços continuam com a mesma média do ano passado. Somente 4,9% acreditam que os valores estão estáveis.

Preço é fator determinante

O levantamento aponta que o preço do produto é o fator mais determinante na opinião de 29,6% na hora de comprar o presente. Atendimento vem em seguida com 26,6%, promoção 25,4%; diversidade de produtos com 13,1%; e ponto de venda com 5,4%.

A pesquisa ainda indica que 29,2% farão as compras no comércio popular e 24,1% em shopping. Lojas de bairros são preferência de 10,9%, revendedores de cosméticos por 9,7%, enquanto 8,6% devem comprar o presente pela internet. Os indecisos representam 17,5%.

Boa parte dos consumidores, de 72,9%, devem pesquisar antes de bater o martelo sobre o presente. Já 15,5% disseram que não farão a pesquisa e 11,6% ainda não decidiram sobre pesquisar preços.

O pagamento à vista será escolha de 52% dos consumidores e 48% vão optar pelo pagamento parcelado. O parcelamento de 73,3% será no cartão de crédito e somente 11% no boleto.

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