A Black Friday, um dos eventos mais aguardados do ano pelos consumidores e lojistas, deve arrecadar, neste ano, cerca de R$ 50 milhões, em Campo Grande. Os itens mais procurados devem ser os eletrodomésticos que oferecem conforto térmico, como ar condicionado, ventilador e freezer.

De acordo com o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, uma tendência também deste ano é que muitos consumidores comprem no crediário, pois com o programa do governo Desenrola Brasil foi possível recuperar o crédito dos inadimplentes.

“Com o Desenrola Brasil, a volta do crediário deve acontecer na Black Friday e mais pessoas comprarão no crediário. Às vezes essas pessoas estavam devendo alguma coisa, mas aproveitaram a promoção do Desenrola Brasil e voltaram a se tornar adimplentes a ponto de poder comprar parcelado nas lojas do nosso varejo”, afirma.

Devido à onda de calor que atinge o estado neste , os itens que devem mais ser procurados pelos consumidores são aqueles que ajudem a população a se refrescar, como ar condicionado e ventiladores.

Utensílios domésticos e viagens

Não só eletrodomésticos atraem os consumidores nesta Black Friday, mas também os utensílios domésticos, e até mesmo viajem estão nos planos dos campo-grandenses.

A contadora, Maria de Lourdes Rosa, 56 anos, conta que seu maior interesse é em itens para casa. Sem um valor limite para gastar, ela afirma que tudo depende da oferta, e que pretende passar as compras no cartão.

“Se eu pudesse, aproveitaria todas as oportunidades que são dadas no fim de ano e mudaria minha casa todo ano. Esse ano, eu procuro itens de casa, para organizar, natal, ano novo”, explica.

Maria de Lourdes Rosa procura itens de casa na promoção da Black Friday. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Já o funcionário público, Cleber Farias, 45 anos, está procurando, junto com sua esposa, viagens para o Nordeste. Os preços promocionais chamaram a atenção de Cleber, que pretende gastar de 50 a 80 % do que gastaria sem o desconto.

“O último item que pesquisei foi viagem, até mesmo para o Nordeste. A gente acho até uns promocionais mesmo. E dentre outras oportunidades também nas lojas, como vestimentas”, afirma.

Cleber pretende comprar pacotes de viagens nesta Black Friday. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Semana da Black Friday

A Black Friday 2023, tradicional data de vendas com ofertas e desconto no comércio, acontece nesta sexta-feira (24). Em Campo Grande, mais de 300 lojas aderem à época de liquidação. Nesta edição, os descontos variam de 10 a 60%.

Magazines, como a Pernambucanas, Riachuelo, Americanas, Gazin, por exemplo, vão participar. A data é uma das mais importantes para a movimentação do comércio e que antecede as vendas de fim de ano.

“Esse é um momento que o cliente vivencia uma experiência de atendimento, de preço anunciado e de tudo que a empresa está prometendo. Isso vai abrir as portas dessas empresas para as vendas de Natal”, afirma o presidente da CDL.