Anatel libera estruturação da 5G para mais sete cidades de Mato Grosso do Sul

Operadores podem adquirir lotes da faixa 3,5 GHz a partir de 31 de julho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
5g
Brasil possui 165 milhões de usuários de internet. (Nathália Alcântara/ Midiamax)

Mais sete cidades do interior de Mato Grosso do Sul devem receber a faixa 3,5 GHz da tecnologia 5G nos próximos meses. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), através do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) liberaram o período de solicitação para as operadores iniciarem o licenciamento da estação.

As operadoras interessadas podem começar a agilizar a estruturação a partir de segunda-feira (31). Prestadores do serviço podem solicitar à Anatel o licenciamento para estação 5G em Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia, Paraíso das Águas, Jateí, Juti e Sonora.

Outros 95 municípios brasileiros foram contemplados com a nova decisão. Com isso, 1.712 cidades com a faixa de 3,5 GHz estarão disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 145 milhões de brasileiros logados, o que corresponde a 69,3% da população do Brasil.

Segundo a agência, o Gaispi disponibiliza um painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado pelo Grupo para as próximas liberações.

Vale lembrar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

“A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do FSS (Serviço Fixo por Satélite), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas”, pontua o comunicado.

O que muda?

Além do avanço para nova rede, os moradores que possuem as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) para Programas Sociais do Governo Federal que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental ser realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. O morador pode obter mais informações no site da Siga Antenado ou pelo telefone 0800-729-2404.

Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.

Conteúdos relacionados