Nesta terça-feira (13), o Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados divulgou orientações para os consumidores evitaram dissabores durante as compras de fim de ano. Os procedimentos incluem negociações virtuais e presenciais.

As recomendações do Procon de Dourados fazem parte do Código de Defesa do Consumidor, que muita gente sabe que existe, mas desconhece. O objetivo é diminuir os riscos durante a aquisição de um produto, principalmente na correria de final de ano.

O primeiro passo deve ser o planejamento. É necessário ter noção do que comprar, estabelecer limite para gastos e fazer pesquisa de preços. Caso algum produto esteja com valor muito elevado, é preciso verificar a possibilidade de ser substituído por outro mais em conta.

O consumidor deve ficar atento às políticas de venda dos estabelecimentos, principalmente: condições de pagamento, prazos de entrega e de troca ou devolução dos produtos da empresa. O cliente precisa sempre exigir a nota fiscal, que comprove a compra, o documento é necessário em caso de reclamação.

Ao adquirir os equipamentos, a dica é solicitar ao vendedor uma demonstração do funcionamento do produto. Vale também avaliar se compensa adquirir itens mais sofisticados e, consequentemente, mais caros.

Caso a escolha seja por um celular, além do preço, deve-se avaliar também os serviços oferecidos como aplicativos, capacidade, pacotes, promoções, entre outros. Outra dica importante é observar com atenção a garantia contratual e a rede de assistência técnica do fabricante.

No caso de perfumes e alimentos, o consumidor deve verificar a adequação da rotulagem/embalagem às exigências do CDC (Código de Defesa do Consumidor): peso, volume, prazo de validade, composição, registro no Ministério da Saúde, dados do fabricante ou importador. Mesmo que o produto seja importado, todas as informações devem estar em língua portuguesa.

Compras pela Internet

É importante saber se a loja é de confiança e buscar avaliação de outros usuários que já compraram nela. Verificar se o estabelecimento tem CNPJ, endereço físico e outros dados da empresa que passem credibilidade.

O consumidor deve ficar atento com produtos baratos demais, visto que pode se tratar de uma página falsa ou de um item pirata. Além disso, a pessoa tem o direito de desistir da compra em até sete dias da assinatura do contrato ou recebimento do produto, conforme o artigo 49 do CDC.