Pular para o conteúdo
Consumidor

Sem aulas presenciais, empresas de vans escolares devem dar desconto de 50% na mensalidade

As aulas presenciais foram suspensas há cerca de um mês e meio e muitos pais têm tido dúvidas sobre o pagamento de um serviço que não tem sido utilizado devido ao coronavírus: o transporte escolar. Com as crianças em casa, muitos pais continuam pagando a mensalidade das vans normalmente, mas a recomendação é que as […]
Arquivo -

As aulas presenciais foram suspensas há cerca de um mês e meio e muitos pais têm tido dúvidas sobre o pagamento de um serviço que não tem sido utilizado devido ao : o . Com as crianças em casa, muitos pais continuam pagando a mensalidade das vans normalmente, mas a recomendação é que as empresas de transporte escolar cobrem apenas 50% do valor. 

Mariane Leite, de 32 anos, trabalha com suporte técnico e diz que continua pagando a mensalidade de R$ 230 mesmo sem utilizar o serviço. Ela não acredita que seja justo, mas continua pagando o valor integral por não saber o que fazer. 

Tayana Vaz, de 26 anos, é jornalista e também continua pagando a mensalidade integral, de R$ 200, mesmo com a filha em casa. “Não foi informado se poderia parar ou se teria algum desconto. Como tem contrato, fiquei com receio de ter dívidas e continuei pagando integral”, conta.

A jornalista explica que continua trabalhando e que não teve dificuldades para pagar, já que o valor estava previsto no orçamento. Entretanto, a situação de outros pais pode ser diferente, já que muita gente perdeu a renda durante a pandemia. 

O defensor público Homero Lupo Medeiros, do Nuccon (Núcleo de Promoção e Defesa do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais), explica que a orientação é que os pais procurem as empresas e façam uma negociação individual. Não é recomendada a rescisão do contrato, já que se várias empresas ‘quebrarem’, o preço pode subir quando as aulas voltarem. Entretanto, também não é justo que empresas cobrem o valor integral.

“Neste período, os transportadores não estão gastando combustível, carro, manutenção. Não é justo pagar o mesmo preço que pagava para transportar as crianças diariamente”, ressalta. 

A recomenda um desconto de pelo menos 50% no valor da mensalidade. Outra alternativa seria garantir um bônus para o ano que vem referente aos meses pagos que não houve aula presencial. Caso não haja negociação, é preciso recorrer à Defensoria Pública ou ao Procon. 

O presidente do Sintems (Sindicato dos Transportadores Escolares de MS), Rodrigo Aranda, também afirma que a recomendação às empresas é que forneçam descontos de 50% na mensalidade. “Alguns pais continuam pagando integral, mas a orientação é de desconto de 50%. Este valor é para pagar a nossa subsistência”, diz. 

Ele ainda ressalta que as famílias que perderam parte da renda e não conseguem pagar o valor podem procurar as empresas. “Para aquele pai que não tem condição, vamos fazer um novo contrato”.

Aranda ainda diz que há incertezas sobre o mercado dos transportes pós-pandemia. “A gente não sabe quais pais vão continuar em escolas particulares, a gente tem dúvidas sobre como vai ficar o mercado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

16 anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homícidio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana; o objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Dez pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações