Midiamax Entrevista: Pioneiro, Procon tem canal aberto no whats e vê irregularidades diminuírem

O subsecretário do Procon de Campo Grande, Valdir Custódio, foi recebido pelo Midiamax Entrevista nesta segunda-feira (2) e falou sobre a atuação do órgão na defesa dos direitos do consumidor. O órgão só atua há um ano e sete meses, mas foi o pioneiro entre os Procons nas Capitais a disponibilizar um canal de comunicação […]

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O subsecretário do Procon de Campo Grande, Valdir Custódio, foi recebido pelo Midiamax Entrevista nesta segunda-feira (2) e falou sobre a atuação do órgão na defesa dos direitos do consumidor. O órgão só atua há um ano e sete meses, mas foi o pioneiro entre os Procons nas Capitais a disponibilizar um canal de comunicação via WhatsApp com o consumidor. Só no último ano, o Procon fez mais de 2 mil fiscalizações.

Custódio explica que a defesa do consumidor acontece nos âmbitos federal, estadual e municipal. O diferencial do Procon Campo Grande é de educar e orientar não só o consumidor, mas também o fornecedor.

“Quando começamos a fiscalização, de cada 100 visitas, encontrávamos irregularidades em 97. Hoje apenas 28% das visitas têm um resultado negativo. Conseguimos mudar a mente do fornecedor, que vem se adequando às normas”, frisa.

Para o subsecretário, o diferencial do Procon Municipal é de atender situações que são peculiares de Campo Grande. Alguns exemplos são o Consórcio Guaicurus e a Águas Guariroba, que são empresas que atuam somente na Capital. Ele ainda ressalta que o Procon Municipal busca se conectar com os bairros. “Já fizemos 39 ações nos bairros, nascemos com essa filosofia de descentralizar. Trabalhamos na sede, mas também recebemos pedidos para se deslocar aos bairros”, diz.

Desde o surgimento, o Procon Municipal já realizou 18 mil atendimentos e 4 mil fiscalizações. O órgão também faz pesquisas de preço, para ajudar o consumidor a escolher o melhor estabelecimento para fazer suas compras.  No último ano, foram 24 pesquisas, ou seja, duas pesquisas por mês. “Procuramos observar o que acontece no momento. Agora, por exemplo, estamos fazendo a pesquisa sobre os preços de máscaras e álcool e gel, que geraram desabastecimento nas farmácias. Estamos monitorando para evitar preços abusivos”.

WhatsApp do Procon Municipal

Valdir Custódio ressalta que o WhatsApp tem sido um canal de comunicação importante com o consumidor. Como a informação chega rapidamente, o Procon pode ser mais efetivo na fiscalização. Além disso, o consumidor consegue mandar fotos, vídeos e áudio.

“Se queremos estar presentes, a informação deve acontecer de forma rápida. Recebemos denúncias e também fazemos a orientação pelo WhatsApp”, afirma.

O número para o atendimento é 67 98469-1001 e funciona em dias úteis e em horário comercial. O Procon Municipal fica localizado na avenida Afonso Pena, 3128, Campo Grande.

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